Dutra denuncia "operação abafa"do governo para barrar a CPI



O líder do Bloco Oposição no Senado, José Eduardo Dutra (PT-SE) denunciou, nesta quinta-feira (29), uma "operação abafa" do governo Fernando Henrique Cardoso e de sua base de sustentação no Congresso para impedir a instalação da CPI destinada a investigar corrupção no Executivo. "Vamos continuar lutando, faltam apenas duas assinaturas no Senado e vamos consegui-las", disse.

Dutra conclamou os governistas a serem sinceros, admitindo que têm medo da CPI, que não desejam sua instalação porque não querem que se apurem denúncias e certos segredos, preferindo que as investigações sejam feitas pelo Ministério Público, que não dispõe dos mesmos instrumentos de coerção de uma CPI - a pressão popular e da imprensa. "São as provas obtidas pelas comissões que têm agilizado o trabalho do Ministério Público", lembrou.

Segundo Dutra, o presidente Fernando Henrique Cardoso tem pavor à CPI - "um caso típico de criatura que tem horror ao criador". Afinal, lembrou, foi a CPI de PC Farias que afastou Fernando Collor da Presidência da República, abrindo caminho para o presidente Itamar Franco e para a vitória da candidatura de seu ministro da Fazenda, justamente Fernando Henrique Cardoso. "Se tem tanto pavor é porque teme que os resultados da CPI possam comprometer seu governo", argumentou Dutra.

O senador denunciou a manobra dos partidos governistas de se apressarem, pedindo a instalação de várias CPIs - biopirataria, sistema penitenciário e, por fim, demarcação de terras indígenas na Amazônia - na tentativa de criar uma fila de CPIs à frente da iniciativa oposicionista pela CPI da corrupção.

- Não leram o regimento da Casa, que admite o funcionamento concomitante de qualquer número de CPIs aprovadas - comentou.

Dutra considerou "ridículos" os argumentos usados pela base governista para desqualificar a CPI da corrupção.

- Disseram que a CPI é política; ora, ser política é da essência dessas comissões. Disseram não haver um fato determinado, mas vários sem conexão entre si, alguns já sob investigação do MP. Fomos ao STF (Supremo Tribunal Federal) e sua doutrina é clara em várias decisões: fatos podem ser vários e não há impedimento de examinar denúncias já sendo apuradas - afirmou.

Em aparte, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) denunciou a existência de "uma operação gigantesca de negociação de cargos e liberação de verbas distribuídas pelo governo para paralisar a CPI da corrupção". Também em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) manifestou sua confiança de que a CPI vai acabar sendo instalada, uma vez que "comprar todo mundo, ao mesmo tempo, se mostrará impossível".

29/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do PSDB condena o que chama de "operação abafa" da denúncia contra ex-assessor de José Dirceu

Oposição minimiza possibilidade de 'operação abafa' na CPI do Cachoeira

Operação da PF vai barrar venda de medicamentos pela internet

Para Althoff, denúncia contra Dutra tem que ser investigada

TCU INVESTIGA DENÚNCIA DE DUTRA

Arquivada denúncia contra Dutra