Para Althoff, denúncia contra Dutra tem que ser investigada



O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) defendeu a investigação de denúncia que apresentou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra o senador José Eduardo Dutra (PT-SE). Para Althoff, as apurações empreendidas pelo Conselho durante o episódio de violação do painel eletrônico e informações publicadas no mês passado pela revista IstoÉ levantam suspeitas de que Dutra teria conhecimento de que a lista da votação secreta que cassou o ex-senador Luiz Estevão havia sido obtida pelos ex-senadores Antônio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda e teria se omitido ao não denunciar a fraude.

Althoff não quis comentar as declarações de Dutra e dos senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Pedro Simon (PMDB-RS), que afirmaram à imprensa que a denúncia, apresentada no último dia de trabalhos antes do recesso, não tem fundamento, já que, durante as investigações, nenhum dos envolvidos atribuiu responsabilidade ao senador do PT.

O vice-presidente do Conselho de Ética ressaltou que foi dado prosseguimento às investigações de todas as denúncias apresentadas, que tinham como fundamento matérias publicadas pela imprensa. Foi o que ocorreu, disse, em relação às denúncias contra Arruda e Antônio Carlos e às acusações feitas ao presidente do Senado, senador Jader Barbalho.

- Todos os fatos que desencadearam as denúncias partiram de informações divulgadas pela IstoÉ , que mereceram a credibilidade dessas pessoas. Dentro desse raciocínio, se merecem credibilidade em uma situação devem ter nessa também. Espero que agora, quem de direito faça o encaminhamento necessário. A minha informação tem sustentação e espero que se faça a investigação necessária - afirmou Althoff à Agência Senado .

03/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Althoff quer processo de quebra de decoro contra José Eduardo Dutra

Arquivada denúncia contra Dutra

Dutra denuncia pressões do PPB contra deputada petista de SC

DUTRA DENUNCIA AÇÃO JUDICIAL FALSA CONTRA ACM

PARA MARINA, SUSPEITA DE ACM CONTRA "O CORREIO" DEVERIA SER INVESTIGADA

Dutra denuncia "operação abafa"do governo para barrar a CPI