Eduardo Azeredo participa de conferência internacional contra crimes virtuais



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (14), sua participação na Conferência Internacional de Cooperação contra o Cibercrime, organizada pelo Conselho da Europa, em Estrasburgo, na França. Durante o evento, que ocorreu na segunda-feira (11), o senador ministrou palestra sobre seu substitutivo a três projetos que tipificam crimes cibernéticos.

Um dos pontos mais polêmicos da proposta apresentada por Azeredo é a obrigatoriedade de identificação dos usuários da Internet. Para entrar na rede, eles teriam de preencher um cadastro eletrônico, sendo o acesso sem identificação prévia punido com pena de até quatro anos de reclusão.

- A Itália tem uma legislação, inclusive, muito mais dura do que estamos propondo aqui. Para se ter idéia naquele país em nenhum cyber café é possível acessar computador sem a identificação de quem vai usá-lo, com carteira de identidade, com passaporte que seja, devido a uma lei que foi realmente preparada para enfrentar os maus internautas - disse o senador,justificando o dispositivo que prevê a obrigatoriedade de identificação.

A proposta de Azeredo tipifica e prevê penas para 11 crimes, entre eles, clonagem de cartões de crédito e celulares, difusão de vírus, roubos de senhas e ataques a rede de computadores.

Em aparte, Augusto Botelho (PT-RR) manifestou seu apoio ao substitutivo de Azeredo, lembrando que, devido a falta de controle no uso da rede mundial de computadores, muitos crimes, como o de prostituição infantil, são cometidos impunemente.

Azeredo informou ainda sobre a realização em breve de audiência publica no Senado para debater a proposta de combate aos infocrimes. Entre os convidados estão o juiz Fernando Botelho, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o advogado Marcelo Bechara, consultor do Ministério das Comunicações, e o presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), Eduardo Parajo.

14/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo participa de conferência mundial sobre cooperação contra crimes cibernéticos

Eduardo Azeredo comenta conferência sobre crimes cibernéticos

Azeredo participa de seminário sobre crimes na Internet

Azeredo representa o Legislativo em conferência internacional sobre cibercrime

Eduardo Azeredo e membros do Conselho da Europa discutem legislação sobre crimes cibernéticos

Eduardo Azeredo pede pressa na aprovação de projeto que tipifica crimes praticados na internet