Flexa Ribeiro defende aplicação de recursos do Fust na ampliação da telefonia móvel



O senador Flexa Ribeiro (PSB-PA) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (26), a aprovação de projeto de sua autoria que altera a legislação que trata do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), para permitir que os recursos arrecadados possam ser aplicados também na universalização da telefonia móvel (celular).

A legislação a ser alterada, conhecida como Lei Geral das Telecomunicações (LGT), permite que as empresas concessionárias de serviços de telefonia fixa explorem serviços para a universalização da telefonia, com recursos complementares do governo, por meio de um fundo governamental (Fust) e contribuições das prestadoras desses serviços.

O projeto de Flexa Ribeiro (PLS 311/07) tramita na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e tem como relator o senador Marco Maciel (DEM-PE).

Ainda em defesa da proposta, Flexa Ribeiro ressaltou a importância do serviço que pretende ver implantando, lembrando que cerca de 58% dos brasileiros que vivem próximos aos grandes centros urbanos têm telefone celular. Enquanto isso, 42% da população não tem acesso à telefonia móvel "como é a realidade de grande parte do Nordeste e do Norte".



26/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Universalização da telefonia móvel poderá contar com recursos do Fust

Roberto Cavalcanti cobra aplicação dos recursos do Fust em telefonia fixa para os mais pobres

Fust poderá financiar expansão da telefonia móvel

Eduardo Azeredo pede aplicação dos recursos do Fust

Paim pede aprovação do projeto que determina a aplicação de 30% dos recursos do Fust na educação

Recursos do Fust poderão subsidiar telefonia fixa para população de baixa renda