Eduardo Braga quer transformar comunidades da Amazônia em produtores independentes comunitários de energia




"Viver na Amazônia, um dos maiores patrimônios do povo brasileiro, não pode ser uma punição". Ao defender que é necessário oferecer qualidade de vida para quem protege uma das principais reservas ambientais do planeta, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) sugeriu transformar as pequenas comunidades da Amazônia em produtores independentes comunitários de energia, reconhecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além de gerar emprego, a medida, segundo Eduardo Braga, retiraria da escuridão comunidades isoladas da Amazônia que não foram alcançadas por programas como o Luz para Todos. O senador informou que dos quase 4 milhões de habitantes do Amazonas, cerca de 1,8 milhão vivem espalhados em 1,5 quilômetros quadrados. Centenas de milhares dessas pessoas passaram a consumir energia, mas outros milhares continuam isolados.

- Se cortamos o desmatamento em 75% da Amazônia, não foi destratando as populações. Ao contrário, foi trazendo as populações da região, os amazônidas, para um novo pacto, para um novo projeto. E é esse novo projeto que quero poder discutir com esta Casa, porque é hora de avançarmos não apenas na nova matriz energética, o gás natural, nem apenas na ampliação dos parques de energia elétrica da cidade de Manaus - afirmou Eduardo Braga.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) opinou que a implantação da proposta de transformar as comunidades em produtores independentes "seria uma grande revolução" para a Amazônia. Na mesma linha, o senador João Pedro (PT-AM) informou que o governo federal está construindo um "linhão" para interligar o Amazonas à rede nacional de energia elétrica.

Dengue

A respeito de pronunciamento que fez na tarde da quarta-feira, Eduardo Braga confirmou audiência que manteve com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo o senador, o ministro se comprometeu a enviar ao Amazonas, ainda essa semana, uma equipe para - junto com técnicos do governo do estado e das prefeituras dos nove municípios onde já foi decretado estado de emergência - traçar um plano de ação para combater a dengue.



10/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga quer investimentos no setor de serviços voltados para o turismo na Amazônia

PRODUTORES INDEPENDENTES DE ENERGIA PEDEM POLÍTICA INTEGRADA DE PREÇOS

Eduardo Braga propõe mudar ICMS para compensar estados produtores de petróleo

Eduardo Braga registra ampliação da oferta de energia elétrica no Amazonas

Eduardo Braga aponta 'lobby' contra marco regulatório da energia

JÚLIO EDUARDO ELOGIA PROJETOS DE COMUNIDADES DO NORDESTE E AMAZÔNIA