Eduardo elogia mudanças na MP do Fies e diz para estudantes lutarem pela aprovação da matéria



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) conclamou a União Nacional dos Estudantes (UNE) e as uniões estaduais de estudantes secundários a pressionarem a Câmara dos Deputados para que mantenha as alterações que ele, como relator, incorporou à Medida Provisória n° 141/03, que autoriza o refinanciamento de dívidas junto ao antigo Programa de Crédito Educativo. O Plenário do Senado aprovou as mudanças na sessão desta quarta-feira (3). Atualmente, o programa é chamado de Fundo de Financiamento dos Estudantes do Ensino Superior (Fies).

Siqueira Campos explicou que fez quatro mudanças no texto original do governo e que foi aprovado sem emendas na Câmara: a primeira acaba com a figura do fiador, exigido dos estudantes que obtêm o crédito; a segunda inclui a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e os Correios e Telégrafos como instituições para aceitarem as inscrições dos estudantes no programa, que até então eram feitas apenas pela Internet; a terceira inclui o Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como fonte de recursos para o Fies e a quarta mudança permite que as universidades privadas usem certificados do Fies para quitar outros tributos.

- Quero compartilhar com todos os senadores as mudanças que aprovamos juntos aqui, e que democratizam e facilitam o acesso do estudante ao crédito universitário. E apelo à Câmara dos Deputados para que mantenha as emendas, que sem dúvida aperfeiçoam a proposta - disse Siqueira Campos. "Cabe agora às entidades de estudantes em todo o país convencerem os deputados da importância das alterações", acrescentou.



04/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga elogia aprovação, pela Câmara, de PEC que prorroga incentivos para Zona Franca de Manaus

Eduardo Azeredo elogia aprovação de regime escolar integral pela CCJ

Eduardo Siqueira Campos comemora aprovação de projeto que faculta pagamento do Fies por meio de trabalho social

Paim elogia aprovação de projeto que estabelece cotas para estudantes de escolas públicas

Walter Pinheiro elogia aprovação de MP com mudanças nos Correios e na ANP

AMIR LANDO CONCLAMA SENADORES A LUTAREM PELA PETROBRAS