Eduardo protesta contra suspensão de financiamento estudantil



A decisão do Ministério da Educação de suspender as inscrições no Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) no primeiro semestre de 2004 motivou protestos em Plenário, nesta segunda-feira (10), do senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). Mesmo que a medida tenha caráter temporário, já que há perspectiva de reabertura das inscrições no próximo semestre, o parlamentar observou que os alunos do ensino superior privado, que dependem da ajuda do governo federal para pagar seus estudos, não podem ficar desassistidos.

- A suspensão é uma medida punitiva para os poucos, cerca de 50 mil por ano, que conseguem se inscrever no Fies - afirmou. Em contato com o Ministério da Educação, a assessoria do senador foi informada que a interrupção do programa decorreu do alto grau de inadimplência dos beneficiários. Por ter-se mostrado "inviável", a iniciativa também estaria prestes a ser substituída pelo programa Universidade para Todos, onde a União, em vez de financiar mensalidades, concederia bolsas de estudo a alunos carentes.

Apesar de "louvar" a criação do Universidade para Todos, o senador pelo Tocantins se mostrou preocupado com a suspensão do Fies por uma iniciativa que ainda nem chegou a constituir projeto de lei do Executivo.

- Trocamos um pouquinho da incerteza e da dificuldade atual do Fies, que é excludente e pouco abrangente, por outro programa ainda em gestação - lamentou.

Eduardo se disse um "ardoroso defensor" da universidade pública, mas ponderou que as mesmas continuam a acolher, em sua maioria, estudantes de renda mais alta que cursaram o ensino médio na rede privada. Enquanto o governo federal decide se vai abrir mais vagas nas universidades públicas ou subsidiar alunos carentes no ensino superior particular, o senador tucano apelou para a sensibilidade do ministro da Educação, Tarso Genro, no sentido de não deixar desamparados milhares de universitários com dificuldade para custear seus estudos.

Em aparte, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) endossou a preocupação expressa por Eduardo e fez um apelo ao governo federal para ampliar os investimentos nas universidades públicas.



10/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo quer acabar com exigência de fiador para financiamento estudantil

Alvaro Dias protesta contra suspensão das sessões deliberativas

ADEMIR ANDRADE PROTESTA CONTRA SUSPENSÃO DE PROGRAMA DE COMBATE À FOME

Jucá protesta contra suspensão de obra que levará energia a Boa Vista

Agripino protesta contra suspensão de voos noturnos no Aeroporto de Mossoró

Eduardo Siqueira Campos protesta contra aumento da carga tributária