Suplicy destaca trabalho das comissões da Verdade
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou, nesta quinta-feira (3), em pronunciamento no Plenário, que o trabalho realizado pela Comissão Nacional da Verdade, assim como aquelas em funcionamento nas assembleias legislativas e câmaras municipais do país, vai contribuir para que os crimes cometidos durante a ditadura militar não se repitam.
O parlamentar contou que na quarta-feira (2) a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro ouviu pessoas envolvidas em sessões de tortura. Entre elas, estava a viúva do médico do Exército Amilcar Lobo, Maria Helena Souza, que foi à audiência para pedir perdão aos que foram torturados com a permissão dele. Segundo Suplicy, ela afirmou que cumpria um pedido do marido, que faleceu em 1997.
Também relatou a participação do ex-tenente Dulene Garcez na sessão pública. De acordo com Eduardo Suplicy, o ex-tenente, acusado de torturar o dirigente comunista Mário Alves, do PCBR, "não levantou a cabeça para ouvir o ex-preso político Álvaro Caldas, que disse ter sido vítima da prática de tortura". Segundo o senador, o acusado deu a mesma resposta para mais de 30 perguntas sobre as circunstâncias da morte do preso político Mário Alves em 1970: “Nada a declarar”.
Voto de Censura
Eduardo Suplicy registrou a aprovação pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), nesta quinta-feira (3), de requerimento que contou com o apoio de todos os membros do colegiado, para a apresentação de voto de censura à direção da Universidade de Yale, Estados Unidos, "pela arbitrária e injustificada detenção da jornalista brasileira Cláudia Trevisan", correspondente do Jornal O Estado de S. Paulo, naquele país.
A detenção ocorreu no dia 26 de outubro, quando ela procurava localizar o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que fazia uma conferência na universidade. Claudia Trevisan foi autuada por invasão de propriedade, segundo a polícia local.
03/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Suplicy destaca importância da Comissão da Verdade
Eduardo Suplicy elogia trabalho da Comissão Nacional da Verdade
Suplicy propõe fim de pagamento por trabalho de servidores em comissões
Suplicy destaca trabalho social feito em comunidade de São Paulo
Comissões de Anistia e de Mortos e Desaparecidos Políticos emite nota em favor da Comissão da Verdade
Marta Suplicy comemora instalação da Comissão da Verdade