Efraim Morais critica uso político do Fome Zero em Guaribas
O senador Efraim Morais (PFL-PB) comentou em Plenário, nesta segunda-feira (8), matéria do jornal Folha de S. Paulo do último domingo que acusa a coordenadora do Programa Fome Zero em Guaribas (PI), Rosângela Sousa, de se aproveitar da iniciativa para promover filiações ao Partido dos Trabalhadores no município. De acordo com a reportagem, a criação do PT em Guaribas e as 30 filiações conquistadas desde junho teriam sido intermediadas por Rosângela Sousa, que também é secretária de formação do partido no Piauí.
Durante a leitura da reportagem, Efraim Morais destacou o trecho que apontava como objetivo do PT local a montagem de uma chapa para as eleições municipais de 2004. Os próprios divulgadores da campanha de filiação teriam admitido que correm contra o tempo nesse processo, já que a lei eleitoral determina que o ingresso de novos filiados e o registro de candidaturas deve ocorrer até um ano antes da datas das eleições, prazo que expira no próximo dia 30.
Mas Efraim Morais advertiu para a existência de problemas enfrentados pelos petistas na filiação de beneficiários do Fome Zero. Além de a maioria da população de Guaribas já estar filiada a outras legendas partidárias, disse que a principal resistência dos -filiáveis- seria a contribuição anual de R$ 5 para o partido, que representaria 10% da bolsa paga pelo Fome Zero.
Embora dizendo não ter nada contra a expansão do PT nos municípios brasileiros, o senador pefelista criticou o uso do Fome Zero para a busca de aliados do governo petista em cidades que necessitam de assistência social.
Ele também fez um apelo ao relator da proposta de reforma da Previdência, senador Tião Viana (PT-AC), para que desista de ouvir todos os interessados na matéria (representantes do governo, das centrais sindicais e dos servidores) em um só dia.
08/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim Morais critica veto presidencial
Efraim Morais critica atos do governo
Efraim Morais critica devolução de recursos destinados a saneamento básico
Efraim Morais critica ajuda do governo à vítimas de expropriação de terras na Bolívia
Efraim Morais abre ordem do dia
Efraim Morais se diz preocupado com financiamento da Previdência