Efraim: violência urbana não é obra de migrantes nordestinos



O senador Efraim Morais (PFL-PB) condenou nesta sexta-feira (14), em Plenário, a -infeliz frase- do ministro da Segurança Alimentar e do Combate à Fome, José Graziano, segundo a qual os paulistas permaneceriam -andando de carro blindado- enquanto os nordestinos continuarem a migrar para a cidade. Para ele, a violência das grandes cidades brasileiras -não é obra dos migrantes pobres, nordestinos ou não-.

- Nossa violência urbana é o resultado de uma conjunção de fatores, que passa pelo agravamento da crise social, mas encontra no narcotráfico o seu foco preciso e perverso - observou.

Efraim Morais sustentou que o Nordeste -não é produtor de drogas- e são os nacotraficantes que vêm -obrigando as elites do Sul-maravilha a andarem de carros blindados e a pedir o Exército nas ruas-.

Para sustentar sua posição a favor dos nordestinos, Efraim Morais citou estudo da Ordem dos Advogados do Brasil, segundo o qual -cerca de 80% dos presidiários de São Paulo são originários das regiões Sul e Sudeste-. O estudo - afirmou- mostra que -menos de 20% dos presidiários são nordestinos- e que tais evidências -dispensam comentários-.

- Se insisto em abordar a frase do ministro Graziano, não o faço por um impulso sádico, para criticá-lo mais do que já o foi. Faço-o pela relevância que o tema tem - disse. O senador considera necessário condenar qualquer discriminação, lembrando que há poucos dias o senador Paulo Paim (PT-RS) denunciou um livro didático por induzir ao racismo.

Efraim Morais destacou que o ministro José Graziano -escapou por pouco- de uma censura pública nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS)do Senado por conta de sua -indigitada frase-. No entanto, o ministro foi convidado a falar às duas comissões sobre o programa Fome Zero, oportunidade em que o senador pela Paraíba diz que pretende voltar ao assunto da discriminação contra os nordestinos.



14/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim quer perdão da dívida de produtores nordestinos

Efraim protesta contra preconceito de Graziano a respeito dos nordestinos

Violência urbana é tema de audiência na CDH

Ademir destaca crescimento da violência urbana

Simon indigna-se com corrupção e com violência urbana

Preocupação com violência urbana está em vários projetos do Senado