Eliseu quer que operação de eclusas seja caracterizada como serviço público



O senador Eliseu Resende (DEM-MG) cobrou iniciativas governamentais relativas à integração de hidrovias à matriz de transportes, como alternativa para viabilizar o desenvolvimento regional do país. Conforme assinalou em pronunciamento nesta quarta-feira (25), mesmo com a interiorização econômica a partir da década de 60, os grandes portos continuaram sendo os do Sudeste-Sul, em detrimento de outros como o de São Luís (MA), e da malha navegável dos rios das regiões Centro-Oeste e Norte.

- O grande aumento da produção agrícola no Centro-Oeste e no sudeste da Amazônia, no entanto, obriga-nos a rever a nossa logística de transporte - afirmou o senador.

Eliseu Resende disse que o Brasil conta com uma vasta rede de hidrovias naturais, que, em sua opinião, são sub-utilizadas, mesmo apresentado custo operacional mais baixo que as rodovias, por exemplo.

Como solução parcial para o problema, Eliseu Resende apresentou à Mesa do Senado projeto que caracteriza como serviço público a operação de eclusas e outros dispositivos de transposição de níveis em hidrovias. Segundo a proposição, a operação de eclusas (apêndice de mudança de nível de altura construído ao lado de barragens) poderá ser prestada diretamente pelo poder público federal ou por concessão ao estado da federação que tenha domínio sobre a parte do rio utilizada.

- Via de regra, o consumo de combustíveis no transporte hidroviário é várias vezes inferior ao consumo de modais como o ferroviário e o rodoviário. No transporte de grãos, os gastos com combustíveis em um sistema de hidrovia chega a ser vinte vezes menor do que o gasto com rodovia - argumentou.

25/04/2007

Agência Senado


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