EMÍLIA PEDE QUE PROFESSORES ENSINEM O CÓDIGO DE TRÂNSITO



A senadora Emília Fernandes (PDT-RS) conclamou hoje (dia 23) os educadores de todo o país a assumirem a missão de ensinar a seus alunos o Código de Trânsito, sobretudo o dever de respeito pela vida humana. "A educação no trânsito deve estar em todas as disciplinas e deve ser de responsabilidade do corpo docente como um todo", sugeriu o senador, convencida de que as crianças devem receber essa orientação desde a pré-escola.

Ela pregou uma mobilização do povo e autoridades do Brasil em torno desse código, lastimando que, no início de sua vigência, ainda se registrem tantas infrações à lei nas cidades brasileiras. "É importante que todos somemos vozes ao cumprimento do que foi determinado pelo Congresso Nacional", disse a senadora, lastimando que na tramitação da matéria no Legislativo não tenha havido maior empenho no esclarecimento da população.

Na opinião de Emília Fernandes, o mais importante aspecto da nova lei consiste no seu direcionamento para um povo mais civilizado. "Tenho certeza de que, no momento em que motoristas e transeuntes se adaptarem à nova lei, haverá maior respeito pela pessoa humana", comentou a senadora. A senadora defendeu a aplicação de multas pesadas nesse processo de educação de trânsito, visto que o maior beneficiado será o cidadão.

- Ninguém pense que será mais uma lei que não será cumprida. Temos que apelar para a conscientização das pessoas e não aceitarmos passivamente os números que situam o Brasil como recordista em crimes de trânsito.

Em aparte, o senador Nabor Júnior (PMDB-AC) afirmou que a matéria tramitou mais de cinco anos no Legislativo, não havendo razão para ninguém alegar seu desconhecimento. O senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) disse que esse texto veio para salvar vidas e que sua maior inovação está no fato de que faltas antes disciplinadas como infrações passaram a constituir crimes, como o caso de dirigir alcoolizado. O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) destacou que o Código encerra regras elementares de educação social, profundamente necessárias no Brasil.

23/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA ALERTA CONTRA VETO A MULTAS NO NOVO CÓDIGO DE TRÂNSITO

EMÍLIA PEDE RETOMADA DE DIÁLOGO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Mauro Miranda pede retomada de debate sobre o Código de Trânsito Brasileiro

Mestrinho quer proporção entre penas do Código de Trânsito e do Código Penal

EMÍLIA FERNANDES DEFENDE MAIS EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

PROJETO DE EMÍLIA SOBRE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO JÁ ESTÁ NA CÂMARA