Emília registra acertos da política externa brasileira



A senadora Emília Fernandes (PT-RS) registrou nesta quarta-feira (19) o que ela considera como resultados positivos da política externa brasileira, a exemplo da decisão do governo brasileiro de reatar relações diplomáticas e comerciais com a Coréia do Norte. Integrante da comissão encarregada de tentar aproximar os dois países, ela fez um apelo ao Itamaraty e ao Ministério da Educação para que eles dêem mais agilidade ao intercâmbio cultural e educacional entre Brasil e Coréia do Norte, celebrando convênios com universidades brasileiras, principalmente nas áreas de pesquisa científica e saúde.

Outra notícia comemorada por Emília foi a disposição do governo brasileiro de reabrir a embaixada no Iraque e retomar as relações comerciais com aquele país. A senadora lembrou a visita de parlamentares iraquianos ao Senado, quando eles expuseram as dificuldades enfrentadas por seu país diante do embargo comercial imposto por diversos governos.

Emília elogiou ainda o comportamento do Brasil diante do conflito entre os Estados Unidos e o Afeganistão, por ter firmado uma clara posição contrária ao terrorismo, mas sem interferir diretamente na guerra. O recuo do Brasil nas negociações em torno da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) também foi apontado como acerto da diplomacia brasileira pela senadora, que manifestou preocupação em relação ao futuro do Mercosul, dadas as manifestações do povo argentino contra os produtos brasileiros.

19/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emília: Brasil terá política externa diferente

Política externa brasileira recebe apoio na CRE

Jefferson diz que política externa brasileira não tem princípios

Cristovam vê maturidade em política externa brasileira

Saturnino defende política externa brasileira

Tião Viana defende política externa brasileira