Jefferson diz que política externa brasileira não tem princípios
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse nesta terça-feira (25) que o Brasil pode ter uma política externa de resultados sem abandonar seus princípios e que a política externa do atual governo, como também a dos que o antecederam, -continua sendo uma política de amoralidade-.
O parlamentar citou manchetes de jornais que destacam a ausência de críticas do governo brasileiro aos direitos humanos na China, como também a situação do Tibete, país ocupado pelo governo chinês. O país está sendo visitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de 400 pessoas, entre autoridades e empresários.
- Todo o povo do Tibete não tem importância - afirmou.
A Organização das Nações Unidas (ONU) tem condenado a China por violações de direitos humanos que ocorrem diariamente, informou o senador, acrescentando que há 41 jornalistas presos naquele país. Lula, observou o senador, é oriundo do movimento sindical, mas na China não há sindicatos.
- Um país onde não há direito de greve. Quem faz é processado e preso - disse.
Jefferson Péres citou relato de brasileiro que, em fábrica chinesa, perguntou por que nenhum dos funcionários usava óculos. Como resposta, ouviu que os trabalhadores que apresentavam deficiência visual eram demitidos de imediato.
- Isso é o mínimo, para mostrar o completo desrespeito à pessoa humana na China - afirmou.
O senador disse ainda que o governo brasileiro perdeu a oportunidade de criticar o Iraque, quando Saddam Hussein vilipendiava os direitos humanos naquele país, e também os Estados Unidos, pela detenção sem direito de defesa de centenas de afegãos na base de Guantânamo (Cuba). Ele também criticou a visita de Lula a Cuba, quando o presidente nada mencionou publicamente sobre os desrespeitos aos direitos humanos na ilha caribenha.
O parlamentar citou frase do presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, para quem -os Estados Unidos têm interesses, não amigos-.
- O Brasil pode ter interesses, sim, mas também princípios - parafraseou o senador.
25/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Política externa brasileira recebe apoio na CRE
Cristovam vê maturidade em política externa brasileira
Saturnino defende política externa brasileira
Tião Viana defende política externa brasileira
Emília registra acertos da política externa brasileira
Requião sugere mudanças na política externa brasileira