EMPRESA DE AUDITORIA SERÁ CITADA EM RELATÓRIO
- Essa auditoria estava corrompida - afirmou João Alberto, que em seu relatório sugere à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) processar a Bianchessi. .
O relatório da CPI, lido em reunião fechada, aponta ainda falhas na contabilidade do Banco do Brasil que, desobedecendo normas do Banco Central, não teria lançado como prejuízo em seu balanço empréstimos não pagos pela construtora. A Diretoria do banco continuou renovando os empréstimos, mesmo quando a situação da empresa era de insolvência. .
- Esses diretores estavam coniventes - disse o senador. .
João Alberto adiantou algumas sugestões que fará no relatório geral e final. Uma delas é a de que o sistema financeiro seja acompanhado por uma comissão permanente temática do Senado, trabalho hoje executado pela Comissão de Assuntos Econômicos. Periodicamente, autoridades como o presidente do Banco Central teriam comparecer à comissão para falar sobre a política finaceira do país. O senador está sugerindo também que a fiscalização bancária seja feita por órgão desvinculado do BC. .
Com relação às contas CC5 (de não-residentes no País), o relator da CPI está propondo que qualquer movimentação seja informada à Receita Federal. As investigações da comissão, segundo o relator, não encontraram irregularidades nestas contas. .
A CPI ainda não decidiu que rumo dará às denúncias sobre fraudes nos bancos Excel e Bandeirantes. Essa decisão só será tomada depois que a comissão receber resposta de requerimentos encaminhados ao Banco Central.
26/10/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lina Vieira reafirma que Dilma pediu para agilizar auditoria sobre empresa de Fernando Sarney
Auditoria do TCU nas agências reguladoras será tema de audiência
Requerimento de auditoria na Casa Civil será examinado na CCJ, antes de ser enviado ao TCU
Eleição é citada no exterior
Testemunha citada não quer ser revelada, afirma Suplicy
Carta do senador Demóstenes Torres é citada por Toffoli