Empresa pode perder concessão por sonegação, cartel e lavagem de dinheiro
Os contratos de concessão poderão caducar - perder a validade - quando a empresa concessionária for condenada, em sentença transitada em julgado, por crime contra a ordem econômica e a ordem tributária, ou por crimes de lavagem de dinheiro e de natureza patrimonial. A medida vale para casos de crimes praticados no âmbito da concessão ou em virtude desta e consta de proposta em pauta na reunião de quarta-feira (4) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O projeto (PLS 416/07), de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), amplia as possibilidades de declaração, por parte do poder concedente, de caducidade do contrato de concessão. Atualmente, pela Lei das Concessões e Permissões de Serviços Públicos (8.987/95), o fim da validade da concessão poderá ser declarado pelo poder concedente somente quando a concessionária for condenada em sentença transitada em julgado por sonegação de tributos, inclusive contribuições sociais.
Para Camata, da forma como está, a lei em vigor é omissa para o caso de, por exemplo, o concessionário usar a empresa para lavagem de dinheiro. Ele explica, no entanto, que, como medida punitiva, a caducidade do contrato só faz sentido "se o crime cometido pelo titular da concessionária estiver relacionado com a concessão".
A mesma opinião tem o relator da matéria, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), para quem o projeto "vai ao encontro dos princípios constitucionais da administração pública, em especial a moralidade".
A matéria tramita em decisão terminativa na CCJ e, se aprovada, segue para análise da Câmara.
29/07/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli propõe aperfeiçoamento do combate à lavagem de dinheiro e à sonegação fiscal
Relator sugere indiciamento de Duda Mendonça e sócia por sonegação fiscal e lavagem de dinheiro
PASSE SUPERFATURADO PODE SER INDÍCIO DE LAVAGEM DE DINHEIRO
Crédito tributário pode perder preferência na administração de empresa falida
Flexibilização do câmbio não pode comprometer processo de combate à lavagem de dinheiro
Cade multa empresa de gases industriais em R$ 2,2 bi por cartel