Empresários querem empregar pessoas com deficiência que estejam capacitadas
Lonir Elizabeth Manica, representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), falou há pouco que os empresários nacionais têm interesse em empregar as pessoas com deficiência, mas esperam que essas pessoas tenham qualificação suficiente para as tarefas.
Ela expôs aos senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que debate projeto do senador José Sarney (PMDB-AP) sobre novas normas de proteção para as pessoas com deficiência. Para Lonir Manica, a demonstração desse intenção do empresariado pode ser percebida pelo fato de 20% das pessoas com deficiência que estão empregadas serem locadas em empresas que não têm obrigação legal de empregá-las. Ela contou também que a CNI tem uma ampla biblioteca e faz estudos regulares sobre o assunto. A especialista lembrou, porém, que não se pode esquecer que os empresários visam o lucro e, portanto, o empregado com deficiência tem que demonstrar, como os demais trabalhadores da firma, que são capazes de colaborar nesse campo.
Lonir Manica considerou importante a realização do debate na CCJ, pois vê avanços nesse campo e disse que acredita nas parcerias possíveis entre as entidades de defesa das pessoas com deficiência, os empresários e o Poder Público.
Mais informações a seguir
25/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gim comemora leis que vão beneficiar empresários, pessoas com deficiência e taxistas
Pessoas portadoras de deficiência querem inclusão social
Paulo Paim: pessoas com deficiência querem oportunidades para ter vida digna
Integrantes do projeto Mulheres da Paz são capacitadas no combate ao tráfico de pessoas
CAS aprova dedução de imposto para empresa que empregar pessoas com mais de 50 anos
Empresários de Brasil e Venezuela querem aumentar intercâmbio comercial