Empresas de telecomunicação poderão ressarcir suspensão de serviço



Projeto que determina a obrigatoriedade de as empresas concessionárias de serviços de telecomunicações ressarcirem o consumidor por eventual suspensão dos serviços contratados está na pauta da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), com reunião na próxima quarta-feira (5), às 8h45. A proposição (PLS 591/07) é de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e estabelece o ressarcimento no prazo de 40 dias, em conta a ser emitida, posteriormente, em favor do contratante.

Na justificação, Crivella explica que a proposta pretende assegurar aos usuários de serviços de telecomunicações - de banda larga na Internet, telefonia ou de TV a cabo - a compensação dos dias em que houver suspensão desses serviços. O senador argumenta que a Constituição impõe a defesa do consumidor como dever do Estado e sustenta que o número de queixas sobre as falhas das concessionárias justifica a imposição de medidas compensatórias "à parte mais frágil na relação de consumo".

- A dificuldade de comunicação com as operadoras vem impondo aos consumidores prejuízos que elas é que deveriam suportar. Sendo assim, torna-se necessário o acréscimo desse dispositivo na legislação sobre o assunto, para estabelecer um direito incontestável - comentou.

O PLS 591/07 recebeu parecer favorável do relator na CCT, senador Flávio Arns (PT-PR).

Concessões para rádios

Dentre as demais matérias da pauta, 11 itens referem-se a renovações de outorga e novas permissões para exploração de serviços de radiodifusão em todo o país. Um dos projetos (PDL 448/07) outorga autorização para funcionamento da Rádio Comunitária Menino de Deus, no município de Aurora (CE).

Outra proposta (PLS 607/07) a ser discutida pela CCT dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de analista de sistemas e correlatas, além de criar o conselho federal e os conselhos regionais de informática. A comissão examina, ainda, alguns requerimentos de convites para audiências que deverão agendadas.



29/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Empresas de telefonia poderão ser autorizadas a oferecer serviço de localização de pessoas

Cancelamento de serviço de telecomunicação pela internet está na pauta da CCJ

Empresas de telecomunicação temem prejuízos com Marco Civil da Internet

CCT debate marco civil da internet com governo e empresas de telecomunicação

Empresas que descumpriram segurança no trabalho devem ressarcir INSS em R$ 30 mi

Empresas devem ressarcir INSS pelas vítimas de acidentes de trabalho