Envio de tropas ao Haiti será discutido em reunião conjunta da Câmara e do Senado



O envio de tropas brasileiras ao Haiti, em missão da Organização das Nações Unidas (ONU) destinada a garantir a estabilidade do país após a deposição do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, será o tema de uma reunião conjunta, na próxima quarta-feira (12), das Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado e da Câmara, com a presença dos ministros da Defesa, José Viegas Filho, e das Relações Exteriores, Celso Amorim.

A decisão de promover uma reunião conjunta com a comissão da Câmara foi tomada nesta quinta-feira (6) pela CRE, após entendimentos mantidos entre o presidente da comissão, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), os dois ministros e o presidente da CRE da Câmara, deputado Carlos Melles (PFL-MG). Ficou acertado ainda que, na primeira parte da reunião conjunta, José Viegas Filho prestará esclarecimentos sobre contrato firmado entre o Ministério da Defesa e a Fundação Getúlio Vargas, para promover a "reengenharia do processo de gestão nas Forças Armadas".

O debate sobre o contrato será realizado a pedido dos senadores José Agripino (PFL-RN) e Arthur Virgílio (PSDB-AM), que demonstraram preocupação com críticas feitas por militares, segundo reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo, ao acordo feito com a Fundação Getúlio Vargas.

- O interesse público exige esclarecimento dos fatos, uma vez que, na reportagem, fala-se que o contrato serviria para reinventar a roda e estaria eivado de suspeita de privilégio, uma vez que a gestão seria entregue a um amigo pessoal do ministro - afirmou Agripino durante a reunião da comissão.



06/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões do Senado e da Câmara debaterão envio de tropas das Forças Armadas ao Haiti

Senado vota em sessão extraordinária medidas provisórias e envio de tropas para o Haiti

Novo indexador das dívidas de estados e municípios será discutido em reunião conjunta

Congresso Nacional aprova envio de novas tropas brasileiras ao Haiti

Câmara e Senado fazem reunião conjunta nesta quarta para votar créditos suplementares

Tombini será ouvido em audiência conjunta de comissões da Câmara e do Senado