Ex-presidente do BC considera viável disseminação de mecanismos globais para regulamentação do sistema financeiro



Em debate na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta quinta-feira (13), o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga afirmou que, embora seja uma idéia interessante, a instituição de um banco central mundial é de difícil implementação. No entanto, ele considera viável a disseminação de mecanismos globais no sentido de uma melhor regulamentação do sistema financeiro, o que considerou essencial.

Ao comentar alternativas para o Brasil diante da crise global, Armínio Fraga disse ser importante que o governo, além de administrar o dia-a-dia, sinalize com reformas - como disse, "plante as sementes" - que garantam um equilíbrio fiscal de longo prazo e alavanquem a infra-estrutura do país.

Solicitado a falar sobre a possibilidade de a cotação do dólar alcançar proximamente o patamar de R$ 3,00, o ex-presidente do Banco Central disse que "sempre existe algum risco, mas não seria razoável".

- Eu não creio, não é minha expectativa, mas não é impossível - afirmou.

No momento atual, segundo Armínio Fraga, é impossível propor um ajuste fiscal mais rigoroso, mas essa questão precisará ser abordada. Ao governo, como assinalou, cabe administrar o "jogo delicado das expectativas do mercado" e, para isso, ele conta com o suporte de suas reservas cambiais.



13/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


JEFFERSON DEFENDE NA TV SENADO REGULAMENTAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO

Presidente do BC poderá vir anualmente à CAE para tratar da concorrência no sistema financeiro

EX-PRESIDENTE DO BC DEPÕE NESTA 2ª-FEIRA NA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO

CCJ QUER OUVIR PRESIDENTE DO BC SOBRE SISTEMA FINANCEIRO

Sérgio Guerra considera "apavorantes" números da disseminação da dengue no Brasil

José Maranhão acredita que presidente irá rediscutir compromissos com o FMI e o sistema financeiro internacional