Expedito Júnior defende partilha da CPMF com estados e municípios



 O senador Expedito Júnior (PR-RO) defendeu nesta quarta-feira (7) a partilha dos recursos arrecadados com a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) com os governos estaduais e municipais. Ele lembrou que a prerrogativa para tratar desse assunto é do Congresso Nacional. O senador acrescentou que o prazo de vigência da CPMF acaba no final do ano e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviará proposta para prorrogá-la, pois o governo federal não pode ficar sem esses recursos.

- Nos últimos anos, vimos o crescimento da arrecadação tributária tanto pelo aumento dos impostos como pela eficiência na arrecadação, mas a partilha com os estados e municípios não tem sido justa e não tem acompanhado o mesmo ritmo em relação ao montante que fica em poder da União - afirmou.

Expedito observou que o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) já havia apresentado a Proposta de Emenda à Constituição 06/07, que, além de prorrogar o prazo de vigência da CPMF, prevê um mecanismo de redução gradativa da alíquota e o compartilhamento dos recursos com estados e municípios. Ele disse que a proposta corresponde, na quase totalidade, aos anseios dos governadores, pois estabelece um compartilhamento de 20% com os estados e 10% com os municípios na última etapa da redução da alíquota da contribuição.

Flexa Ribeiro disse, em aparte, que esse compartilhamento não é uma vontade dos governadores e prefeitos, mas uma necessidade de revisar o pacto federativo. Para debater o assunto e regulamentar a Lei Kandir, o senador disse que já sugeriu a criação de uma subcomissão permanente no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



07/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior defende compensação para municípios que perderam recursos do FPM

Agripino defende destinação de recursos da CPMF para estados e municípios

Expedito Júnior anuncia PR não fechará questão pela CPMF

Expedito Júnior quer acordo para aprovar CPMF

Expedito Júnior saúda frente nacional contra CPMF

Expedito Júnior diz que acordo para aprovar CPMF não pode ser aceito