Expedito Júnior quer mudar regras da aposentadoria dos parlamentares



 O senador Expedito Júnior (PR-RO) apresentou projeto de lei para cancelar a aposentadoria de deputado ou senador vinculado ao Plano de Seguridade dos Congressistas (PSSC) que venha a ser condenado por desvio de recursos públicos durante o mandato. Pelo PLS 113/07, a aposentadoria do parlamentar que renunciar ao cargo para escapar de processo que vise à cassação de seu mandato também será cancelada retroativamente à data de sua opção pelo Plano.

Na justificação da proposta, Expedito Júnior argumenta que "a sociedade brasileira está exausta com tantos atos criminosos cometidos por membros do Congresso Nacional, envolvendo recursos públicos". Por essa razão, na opinião do parlamentar, o Congresso deve adotar medidas moralizadoras duras e contundentes.

O senador por Rondônia explica que, de acordo com o projeto, fica impedida a concessão de aposentadoria pelo sistema especial ao parlamentar que venha a perder o mandato por utilização ilícita de dinheiro público. A proposta prevê também que o parlamentar que decidir renunciar para escapar de julgamento pelo Parlamento perderá o direito à aposentadoria. E se o parlamentar se aposentar durante o julgamento e vier a ser condenado, o benefício será cassado.

"Dessa maneira, elimina-se um ranço de nossa legislação representado pela possibilidade de aposentadoria do parlamentar pelo sistema de PSSC mesmo que este esteja envolvido em condutas criminosas. Sem exagero, esse modelo representa quase um prêmio ao infrator, que se afastará do exercício do mandato, mas conservará os mesmos privilégios previdenciários do congressista honesto", argumenta Expedito Júnior.



20/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior quer mudar regras para mandato de suplentes

Expedito Júnior propõe cassar aposentadoria de parlamentar que desviar recursos públicos

Expedito Júnior defende projetos que atacam vantagens de parlamentares e abusos do telemarketing

Expedito Júnior quer conclusão de asfaltamento da Transamazônica

Expedito Júnior quer gastos com "cartões corporativos" na internet

Expedito Júnior quer acordo para aprovar CPMF