Exploração sexual de menores terá plano específico de combate em locais próximos a canteiros de obras



O governo federal deve lançar ainda este ano um plano interministerial em parceria com o setor privado para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no entorno dos canteiros de obras de todo País. A informação foi dada pela titular da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Silveira de Oliveira, nesta terça-feira (16).

De acordo com a secretaria, ações do gênero já vêm sendo desenvolvidas nos estados de Rondônia, Pará, Rio de Janeiro e Pernambuco, e deverão ser estendidas às demais unidades da federação, uma vez que estão previstos grandes projetos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e à preparação para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

“Não é possível que uma grande obra vá se instalar ao custo de termos, por exemplo, cenários que tornem crianças e adolescentes vulneráveis à exploração sexual”, disse Carmem. Segundo a secretária, é comum meninas serem aliciadas para se aproximar de bares e outros locais de lazer frequentados por trabalhadores de canteiros de obras.

Além de intensificar a fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal, o plano prevê investimentos para melhorar a capacitação dos conselhos tutelares e o engajamento das empresas. Até o momento, 128 grandes empresas já aderiram à iniciativa e assumiram o compromisso de realizar campanhas educacionais direcionadas aos novos contratados, além de facilitar as visitas dos trabalhadores às famílias.

O projeto piloto de ações com esse objetivo surgiu em 2008, em municípios no eixo da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA).


Fonte:
Agência Brasil



16/08/2011 18:59


Artigos Relacionados


Congresso Nacional se une no combate à exploração sexual de menores e promove ato público

Geovani Borges parabeniza campanha de combate à exploração sexual de menores

VAI A SANÇÃO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

SANCIONADO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

BENEDITA: AUMENTAM CASOS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES NO RJ

Alterações legislativas buscam coibir exploração sexual de menores