Fátima Cleide defende projeto que visa coibir violência contra mulheres



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu nesta segunda-feira (26) a votação urgente - em Plenário - do projeto de lei (PLC 37/06) de iniciativa da Presidência da República que coíbe a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Além de alterar o Código Penal e o Código de Processo Penal, o projeto cria os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

A parlamentar ressaltou que, segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, uma mulher é espancada a cada 15 segundos no Brasil, e que, de acordo com a Associação Nacional de Juízes, 70% dos casos apresentados aos juizados especiais tratam de violência contra mulheres.

O estado de Pernambuco foi citado por Fátima Cleide como um dos exemplos da situação da violência contra a mulher no país. Ela afirmou que, neste ano, foram assassinadas 154 mulheres naquele estado, a maioria pelo companheiro ou ex-companheiro.

- Com o PLC 37/06 cai por terra essa história de o agressor pagar pelo crime com meras cestas básicas, o que contribui para a impunidade - declarou ela, destacando que essa proposta encaminha os casos não mais para os juizados especiais, mas para a Justiça comum, "na qual as punições costumam ser mais rígidas".

A senadora lembrou que o projeto foi enviado à Câmara dos Deputados em dezembro de 2004 - na qual tramitou até março deste ano - e que, após chegar ao Senado, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Casa. Agora, a proposta aguarda sua inclusão na ordem do dia do Senado.

- O PLC 37/06 abraça a determinação histórica do movimento das mulheres de retirar da lista de crimes menores o da violência doméstica e familiar contra a mulher - disse ela.

26/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mulheres têm direito de viver sem violência, diz Fátima Cleide

Fátima Cleide protesta contra violência em Rondônia

Fátima Cleide reclama medidas contra violência em Rondônia

Fátima Cleide lembra Dia Internacional pela não Violência contra a Mulher

Fátima Cleide reivindica juizados especiais para tratar de crimes contra as mulheres em Rondônia

Debatedores pedem ações articuladas para coibir violência contra mulheres