Fátima Cleide protesta contra violência em Rondônia



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) culpou, nesta terça-feira (7), o governador Ivo Cassol pelo quadro de violência que atinge o estado de Rondônia. Para ela, faltam investimentos e uma política de segurança pública que garanta "alguma tranqüilidade" à população de Rondônia.

Segundo a parlamentar, "todos os municípios de Rondônia" reclamam da onda de assaltos, latrocínios, assassinatos, estupros, prostituição infanto-juvenil, entre outros tipos de crime. O episódio mais recente de violência foram os assassinatos, na madrugada de dia 2 de julho, de dois adolescentes, um de 13 e outro de 16 anos, no distrito de Bom Futuro, a 80 quilômetros do município de Ariquemes.

Fátima Cleide relatou que a insegurança e o medo tomaram conta do distrito, que tem 5 mil habitantes e que há dez anos reivindica a instalação de um posto policial militar na região. Eles até já procuraram ajuda do Ministério Público.

- Lembro que o atual governador, cassado pela Justiça Eleitoral em meu estado [há recurso no Tribunal Superior Eleitoral], está no cargo há quase oito anos. De modo que a omissão e o descaso pelo policiamento é obra exclusiva de seu governo - disse a senadora.

Bom Futuro, localidade com 5 mil habitantes, é área de garimpo de cassiterita, e gera alto valor em arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Apesar disso, o distrito não dispõe de recursos para lidar com anomalias sociais como os assassinatos; as bebedeiras e brigas constantes.

Os assassinatos dos garotos, a tiros, resultam de um processo iniciado na semana anterior, quando adolescentes armados invadiram a escola da localidade e proibiram os professores de dar aulas. Suspeita-se, segundo a senadora, que estejam sob ordens de adultos que integram uma quadrilha. A comunidade escolar inclusive está se negando a retomar suas atividades enquanto não houver policiamento no distrito.

Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) apoiou o discurso de Fátima Cleide.

Pernambuco

Fátima Cleide também prestou solidariedade aos trabalhadores rurais sem terra pelo assassinato, na manhã desta terça-feira, em Pernambuco, de cinco trabalhadores.Um saiu ferido.

- Penso que essas atitudes covardes e de violência na luta pela terra não são mais admissíveis em pleno século 21 - assinalou a senadora.



07/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide protesta contra CPI que investigará sindicato em Rondônia

Fátima Cleide reclama medidas contra violência em Rondônia

Fátima Cleide reivindica juizados especiais para tratar de crimes contra as mulheres em Rondônia

Fátima Cleide lembra Dia Internacional pela não Violência contra a Mulher

Fátima Cleide protesta contra forma como a imprensa trata conflito entre garimpeiros e índios

Fátima Cleide defende projeto que visa coibir violência contra mulheres