Fêmea de cachorro-do-mato-vinagre é nova moradora do Zôo de São Paulo



De hábito diurno e carnívora, Frida tem mordedura tão forte quanto a de um puma e sua jaula fica na Alameda Urso

O Zoológico de São Paulo apresentou ao público, no final do carnaval, uma novidade: é Frida, uma fêmea de cachorro-do-mato-vinagre que chegou da Alemanha no final do ano passado e tem quatro anos incompletos. O animal é carnívoro, e pertence à família canidae.

A jaula de Frida fica na Alameda Urso, próximo ao recinto dos tamanduás-bandeira. Existem poucos estudos sobre a espécie, cujo estado de conservação figura na lista de fauna como vulnerável.

Bicho entocado

O cachorro-do-mato-vinagre costuma passar vários dias nas grandes tocas que cava, o que dificulta a obtenção de dados para pesquisa. De acordo com os últimos dados do Stud Book International (censo de referência), a população atual em cativeiro é de 63 animais na Europa, 34 na América do Sul, 19 na América do Norte e 15 na Ásia. O número reduzido de exemplares dificulta a manutenção da espécie em cativeiro, considerando a necessidade de manejo genético para evitar a perda de variabilidade genética.

A espécie habita principalmente florestas úmidas próximas de água, é boa nadadora, mergulha e nada debaixo da água com grande facilidade. Também é encontrada na região central do Brasil, onde há florestas de galeria. Medem de 50 a 70 centímetros e a cauda, cerca de 10 centímetros, chegando a pesar entre 5 e 7 quilos; possui orelhas e patas curtas, e pelagem escura bem uniforme, que pode variar na área do pescoço, com uma coloração mais dourada.

Mordida poderosa 

Esse animal tem hábito diurno e se recolhe à noite em tocas ou ocos de árvores para dormir. Alimenta-se de animais de pequeno porte como cutia, paca e até quati e possui mordedura tão forte quanto à de um puma.

O primeiro exemplar a chegar no Zôo de São Paulo veio em 1965. O primeiro filhote nasceu em 1986. Desde então, participa do plano de manejo para a manutenção e reprodução da espécie em cativeiro, como integrante do Stud Book International.Da Assessoria de Imprensa do Zoológico

Do Zoológico / Agência Imprensa Oficial

(C.C.)



02/10/2008


Artigos Relacionados


Saúde: Metade das moradias tem cachorro de estimação

CACHORRO DA PM MORDE A CALÇA DE SUPLICY À ENTRADA DO CONGRESSO NACIONAL

Filósofo teorizou sobre 'Revolta do Vinagre' há um ano em simpósio no Senado

'Marcha do Vinagre' termina com subida ao teto do Congresso Nacional

Ciro afirma que economia está indo para o vinagre

Sorteio especial da Nota Fiscal Paulista premia moradora de Mauá