Ferraço espera que comissão especial encontre solução para problema dos 'royalties' do petróleo




O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), em discurso nesta segunda-feira (27), disse acreditar que a comissão a ser instalada pelo Senado para discutir a distribuição dos royalties do petróleo e gás conseguirá chegar a um equilíbrio para não prejudicar os estados produtores e mesmo assim beneficiar os demais.

- Quero crer que a comissão terá o papel de buscar o equilíbrio, o consenso, para que possamos apresentar ao país uma proposta que faça a distribuição de recursos, mas que considere os contratos já firmados - disse.

O parlamentar mencionou o artigo 20 da Constituição, que estabelece em que condições as compensações se dão, em função dos impactos que a extração do petróleo e do gás causa nos estados federados produtores, com demandas no campo da infraestrutura, da qualificação profissional e do meio-ambiente.

Embora considere justo que os estados não produtores tenham direito à riqueza proveniente da exploração do petróleo, o senador disse que não é justo sacrificar os produtores - como Rio de Janeiro e Espírito Santo - ou fazer essa distribuição à custa desses estados. Ainda de acordo com o senador, a comissão a ser instalada precisa ouvir os governadores de todos os estados envolvidos.

Ferraço entende, ainda, que o veto à chamada Emenda Ibsen, que estabelecia uma nova distribuição dos royalties do petróleo extraído da camada de pré-sal, somente deve ser apreciado pelo Congresso após a comissão chegar a um consenso a respeito do tema. Caso o veto à emenda seja derrubado, a distribuição dos royalties de petróleo e gás será igualitária para todos os estados e municípios, assim como os contratos em vigor e os futuros. Isso levaria Espírito Santo e Rio de Janeiro a perdas bilionárias em seus orçamentos.



27/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço defende participação especial de estados e municípios produtores na distribuição de 'royalties' do petróleo

Para Cristovam, royalties do petróleo não resolvem o problema da educação no país

Solução para conflito por 'royalties' do petróleo pode estar a caminho

Ricardo Ferraço pede respeito à Constituição na partilha dos 'royalties' do petróleo

Ricardo Ferraço pede reflexão sobre disputa pelos recursos dos 'royalties' do petróleo

Casagrande espera que presidente Lula vete emenda de Simon que distribui 'royalties' do petróleo