FGTS poderá ser usado para compra de lote urbano



Com o objetivo de combater o déficit habitacional brasileiro e facilitar a compra da casa própria pelo trabalhador, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou projeto de lei de autoria do deputado Geraldo Magela (PT-DF) que permite a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de lote popular de uso residencial.

O projeto, que segue agora para votação do Plenário do Senado, estabelece que a área a ser adquirida não poderá ultrapassar 250 metros quadrados e deverá estar localizada em parcelamento urbano aprovado pelo poder público local. Além disso, o trabalhador não poderá possuir outro imóvel e o recurso liberado do FGTS não poderá ser superior a 80% do valor do lote.

O relator, senador Mauro Miranda (PMDB-GO), manifestou sua convicção de que o projeto irá beneficiar milhões de brasileiros, mas defendeu que a utilização do FGTS para compra de lote somente seja permitida para o titular de conta vinculada que conte, no mínimo, com três anos de trabalho. A sugestão de Mauro Miranda foi acolhida pelos membros da comissão.

Atualmente, a lei que regula o FGTS permite saques para aquisição de moradia já concluída, liquidação ou amortização do saldo devedor de financiamento concedido pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e para pagamento das parcelas de recursos próprios de imóvel residencial em fase de construção.

Ainda nesta quarta-feira, a CAS aprovou requerimento do senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) para que, em uma das próximas reuniões da comissão, sejam apreciados, em bloco, todos os projetos que se encontram em tramitação no colegiado sobre a flexibilização dos recursos do FGTS, entre os quais os que permitem o saque para a compra de microcomputador, para a aquisição de veículo ou para a amortização de financiamento a estudantes do ensino superior.



13/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Recurso do FGTS poderá ser usado para a compra de automóvel

Aprovado projeto que autoriza saque no FGTS para compra de lote popular

FGTS PODERÁ SER USADO PARA PAGAMENTO DE MENSALIDADE ESCOLAR

Mauro Miranda defende aprovação do projeto que permite o uso do FGTS para compra de lote

CAS vota projetos que permitem uso do FGTS para compra de automóvel, computador e lote residencial

FGTS poderá ser usado para adaptar moradia às pessoas com deficiência