Filosofia e Sociologia podem ser disciplinas obrigatórias



A inclusão da Filosofia e da Sociologia como disciplinas obrigatórias no currículo do ensino médio será decidida nesta quarta-feira (dia 13) pelo Plenário do Senado. Os senadores votam projeto do deputado Padre Roque (PT-PR), que justifica sua iniciativa com o argumento de que o conteúdo dessas matérias não será adequadamente ensinado se for incluído noutras disciplinas e ministrado por professores sem a necessária formação.

Relator da matéria na Comissão de Educação, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) considerou injustificável a ausência de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio. Ele citou Milton Meira do Nascimento, professor da USP, para sustentar que o contato do aluno com a pluralidade do saber filosófico lhe assegurará uma visão mais rica do seu próprio mundo e dos problemas que enfrentará no cotidiano. Da mesma forma, Álvaro Dias considera os conhecimentos sociológicos fundamentais para a construção da cidadania.

Na mesma sessão, o Senado decide se altera a Consolidação das Leis do Trabalho para permitir que as mulheres cumpram horas-extras no trabalho. Nesse dispositivo, a lei contempla apenas os homens, e a inclusão das mulheres tem parecer favorável da senadora Maria do Carmo (PFL-SE). Serão votados ainda projeto instituindo o Dia da Televisão e decretos legislativos referentes à renovação para o funcionamento de sete emissoras de rádio.

12/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Música e Artes Cênicas e Plásticas poderão ser disciplinas obrigatórias na educação básica

Filosofia e Sociologia voltam ao ensino médio

Emilia contesta veto presidencial a ensino de Sociologia e Filosofia

Senado inclui Sociologia e Filosofia no currículo do ensino médio

Filosofia e Sociologia poderão voltar ao currículo do curso médio

Plenário vota inclusão de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio