Francelino garante que candidatura de Roseana cresce nas pesquisas



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) assegurou nesta quinta-feira (dia 6) que a atual governadora Roseana Sarney não é nenhuma invenção para ser vice de ninguém, pois está demonstrado que ela pode disputar e até vencer as eleições presidenciais. Ele citou recente pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Vox Populi, na qual a governadora surge como o segundo nome na preferência dos eleitores para a Presidência da República, com 15% das intenções de voto.

- Roseana está tecnicamente empatada com Ciro Gomes, que tem 14% das intenções de voto, e atrás somente de Lula, que tem 32% - afirmou.

O senador atribuiu o crescimento da candidatura Roseana ao resultado do programa de TV do PFL. Ele disse que, na reunião da Comissão Executiva Nacional do PFL realizada nesta quarta-feira (dia 5), os senadores Edison Lobão (MA) e Jorge Bornhausen (SC) comunicaram que Roseana havia concordado em colocar seu nome como pré-candidata à Presidência da República.

De acordo com Francelino, a opinião pública vê Roseana como uma personalidade política em ascensão. Ele citou ainda o cientista político João Neiva, para quem o fato de a candidata ser mulher tem uma "nova e extraordinária significação". Numa avaliação sobre confiabilidade, responsabilidade, competência, a mulher só perde para o homem no item firmeza, disse o cientista.

Francelino ressaltou também que, segundo o Instituto Vox Populi, o quadro da sucessão se modifica qualitativamente quando o nome de Roseana é incluído: sem Roseana, as intenções de voto em Lula sobem de 32% para 38%; em Ciro Gomes, de 14% para 18% e em Itamar Franco, de 9% para 14%.

06/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roseana cai nas pesquisas

Roseana rejeita pressões para desistir de candidatura

Pesquisas dão vitória fácil para Roseana

Pesquisas dão vitória fácil para Roseana

Roseana cresce e tem menor rejeição

Projeto de Roseana garante indenização trabalhista a portadores de AIDS e Hepatite C