Roseana cai nas pesquisas








- Roseana cai nas pesquisas

- Os índices de Roseana Sarney nas pesquisas eleitorais, que desenhavam curva ascendente nas últimas semanas, já descreveram em todos os levantamentos promovidos depois da ação da Polícia Federal no escritório da empresa da candidata do PFL e de seu marido, Jorge Murad.
O principal beneficiário da queda é Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Os demais eleitores que abandonaram Roseana se distribuíram, igualmente, entre Ciro Gomes, Anthony Garotinho e José Serra. Segundo especialistas em pesquisas de opinião, o motivo maior da migração de votos foi a informação de que havia R$ 1,39 milhão em dinheiro vivo na sede da empresa.

Até agora, os funcionários de Roseana e Murad não ofereceram nenhuma explicação convincente para a origem nem para a destinação das cédulas apreendidas pela Polícia Federal. (pág. 1 e 3)

- Enquanto autoridades da área se culpavam mutuamente, faltou material para combate às larvas e mão-de-obra para caça ao mosquito, a dengue fez 72.537 vítimas no Rio, 27 fatais, na mais avassaladora epidemia registrada no estado. Hoje, toda a população está convocada para a eliminação de focos nas casas. Como um dia não basta, a mobilização deverá ser permanente. (pág. 1 e 18)

- Promessa de Garotinho é dívida. Para Benedita pagar. O governador autorizou ontem repasse de R$ 585 milhões para pagamento do reajuste dos professores estaduais, em greve há quatro dias pelo cumprimento de decisão judicial. Mas só a partir de abril, quando a vice assume o cargo. (pág. 1 e 18)

- Levantamento dos balanços dos principais bancos no Brasil demonstra que a rentabilidade média dos estrangeiros foi de 27,31% sobre o patrimônio líquido - superando os índices alcançados nas matrizes -, enquanto os nacionais privados chegaram a 18,43% e os públicos, a 10,21%. Frustrou-se a expectativa de que a abertura do mercado brasileiro a grupos internacionais iria forçar a queda de juros e melhorar os serviços. Eles se moldaram ao modelo nacional: elevar lucros com aplicações em títulos públicos e o rendimento dos juros. (pág. 1 e 16)

- Na madrugada de ontem, a troca de tiros entre policiais e traficantes matou um suposto pescador e feriu dois homens na Favela da Rosa, localizada na Ilha do Governador.

Em capítulo idêntico a outros episódios de tumulto comandados por traficantes, manifestantes acusaram a PM de chegar atirando, incendiaram um ônibus, apedrejaram carros e depredaram um hospital. No fim da tarde, traficantes lançaram uma granada em um carro da polícia na entrada da favela, que permaneceu cercada. Segundo a Secretaria de Segurança, o tiroteio ocorreu durante a operação policial em que foram apreendidas armas e drogas. (pág. 1 e 20)

- A Executiva Nacional do PMDB decidiu ontem cancelar a prévia que escolheria o candidato do partido à Presidência. Marcada para 17 de março, a votação interna foi derrubada pela ala governista no comando do partido.

O grupo quer ganhar tempo para negociar uma aliança com o candidato do PSDB, José Serra. A decisão foi tomada em convenção extraordinária, articulada e dirigida pelos aliados do Planalto. Não encerra, porém, a polêmica. Em São Paulo, o ex-governador Orestes Quércia convocou outra convenção, segunda-feira. Ele defende o lançamento do candidato do PMDB e insiste em desligar a legenda do Governo Fernando Henrique. (...) (pág. 5)


Colunistas

COISAS DA POLÍTICA - Dora Kramer

De temperamento gélido e postura racional que, junto à ascendência genética, renderam-lhe o apelido de "Alemão", Jorge Bornhausen, o presidente do antes linear e agora ciclotímico PFL, é um personagem que não está a merecer a atenção devida nos acontecimentos da história recente de seu partido. Notadamente porque não é o autor principal dos equívocos pefelistas, embora pague a conta de todos eles.

Homem das soluções negociadas, já é a segunda vez que se vê a reboque do emocionalismo contraproducente do alheio. (...) (pág. 2)

(Informe JB - Ricardo Boechat) - A Comissão de Constituição e Justiça começa a apreciar terça-feira, na Câmara, um novo projeto estabelecendo a pena de morte no Brasil.

O autor da proposta, que inclui a adoção da prisão perpétua, é o próprio presidente da Comissão, deputado Ney Lopes. (pág. 6)


Editorial

"QUINTAL SIDERÚRGICO"

O representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Zoellick, chega ao Brasil na próxima semana para explicar ao Governo Fernando Henrique a decisão de sobretaxar de 8% a 30% o aço importado.

A visita de Zoellick, que já trocou alfinetadas com o Itamaraty em outros episódios, parece pura perda de tempo, pois as salvaguardas anunciadas pela administração Bush são inexplicáveis. As medidas não fazem sentido nem mesmo para os americanos. (...) (pág. 10)


Topo da página



03/09/2002


Artigos Relacionados


Pesquisas dão vitória fácil para Roseana

Pesquisas dão vitória fácil para Roseana

Francelino garante que candidatura de Roseana cresce nas pesquisas

Roseana vai a 23%; Lula cai a 26%

Roseana dá ultimato ao PFL

Mozarildo homenageia Roseana