Francisco Dornelles apresenta modelo alternativo para reforma tributária
O relator da Subcomissão Temporária da Reforma Tributária, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), vai apresentar na próxima quinta-feira (27), às 10h, a versão preliminar do relatório contendo uma proposta de reforma tributária alternativa ao texto enviado pelo Executivo ao Congresso. O tema vem sendo debatido desde abril de 2007 pela subcomissão, ligada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Presidida pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a subcomissão já realizou oito audiências públicas. Governadores e prefeitos foram representados, nesses debates, por seus secretários das áreas de Fazenda e Finanças. Pelo governo federal, participaram o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, e o titular da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid. Foram ouvidos, ainda, empresários e especialistas no tema, tanto sob o enfoque econômico quanto jurídico.
Fusão
A série de audiências públicas foi aberta com a participação de representantes do governo federal. Appy, que acabara de assumir o cargo de secretário de Política Econômica, voltou a debater com os membros da subcomissão em mais duas oportunidades. No primeiro encontro, limitou-se a apresentar as linhas gerais do projeto do governo. Para a máxima simplificação do sistema, a proposta inicial era de unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de um conjunto de tributos federais no Imposto sobre Valor Adicionado (IVA).
Sem acordo com governadores para fusão tão ampla, a proposta encaminhada pelo Executivo ao Congresso, em fevereiro, acabou prevendo um IVA estadual e um IVA federal. O primeiro resulta da fusão das 27 legislações estaduais sobre ICMS. O segundo agrega quatro tributos federais - Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), PIS (Programa de Integração Social), Cide (Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico) e salário-educação.
Zona Franca
O governo federal manteve o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como segundo tributo baseado no princípio de crédito e débito, pois sua inclusão na mesma cesta do IVA federal prejudicaria o sistema de incentivos da Zona Franca de Manaus. A proposta de emenda à Constituição da reforma tributária encontra-se na Câmara dos Deputados.
A subcomissão foi criada a partir de requerimento de Jereissati com o apoio do presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Composta por sete membros titulares e sete suplentes, a subcomissão deverá agora examinar o relatório de Dornelles, processo que envolverá a realização de novas audiências públicas. O texto final servirá de subsídio ao exame da proposta do governo quando esta chegar ao Senado.
18/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Francisco Dornelles apresenta relatório sobre reforma tributária alternativa
Francisco Dornelles defende IVA Nacional em proposta alternativa de reforma tributária
Francisco Dornelles anuncia aprovação de relatório sobre reforma tributária
Neuto de Conto elogia relatório de Dornelles para a proposta de reforma tributária
Dornelles apresenta PECs que alteram legislação tributária
'Royalties': Plenário rejeita preferência para projeto alternativo de Dornelles