Senado homenageia o historiador Caio Prado Júnior
Filho de família paulista abastada, Caio Prado Júnior formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde obteve, em 1956, o título de livre-docente que lhe foi cassado em 1968, juntamente com seus direitos políticos. A dupla cassação somou-se à prisão seguida de exílio no Estado Novo, por ter participado da Intentona Comunista de 1935. No período pós-46, de redemocratização do regime, foi eleito deputado estadual pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) para, em 1947, ter o mandato cassado em decorrência do cancelamento do registro do PCB.
Com Monteiro Lobato, em 1943 Caio Prado fundou a Editora Brasiliense, responsável por importante foro de debate no âmbito do pensamento de esquerda no período nacional-desenvolvimentista, a Revista Brasiliense.
Considerado um dos mais importantes pensadores da história econômica e social brasileira, o historiador foi também pioneiro na interpretação marxista da estrutura e do sentido da formação histórica do país, a seu ver marcada pela dependência, pela transferência de excedentes para os países capitalistas centrais e pela incapacidade de suas forças sociais de criarem um ritmo econômico próprio, autógeno e auto-sustentado. Esse o sentido da concentração da propriedade da terra, da monocultura agroexportadora e do trabalho escravo, típicos à estrutura econômica colonial, que teriam deixado marcas indeléveis na formação do Brasil contemporâneo. Na opinião de Roberto Freire, "Caio Prado Júnior está indissoluvelmente ligado à memória e à atualidade do pensamento da esquerda brasileira".
A explicação de Caio Prado Júnior sobre as razões estruturais das vicissitudes brasileiras está exposta em pelo menos três livros, tidos como clássicos: Evolução Política do Brasil e Outros Ensaios, de 1933, Formação do Brasil Contemporâneo (Colônia), de 1942, e História Econômica do Brasil.
19/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia Caio Prado Júnior no décimo aniversário de sua morte
Alcântara ressalta a importância de Caio Prado Júnior
Suplicy e Ademir homenageiam Caio Prado Júnior
Luiz Otávio enaltece contribuição de Caio Prado Júnior
Ademir Andrade reverencia memória de Caio Prado Júnior
Marina Silva enaltece legado intelectual de Caio Prado Júnior