Luiz Otávio enaltece contribuição de Caio Prado Júnior
Ele reconheceu que alguns críticos de hoje consideram "simplista" a avaliação de Caio Prado Júnior sobre a questão agrária e sua importância num Brasil que se industrializava. "Mas ninguém pode lhe negar a visão profética da primazia que a luta agrária teria no país, que se mantém até nossos conturbados dias atuais", enfatizou.
Para Luiz Otávio, o pensador, historiador e político Caio Prado Júnior não se restringiu ao plano das idéias. Filiado ao Partido Comunista e fiel ao seu ideário, lutou como parlamentar e ativista. Cassado junto com o PCB, não desistiu de suas opções políticas até sua morte, em 1990. Não se abateu com as perseguições que sofreu, ao contrário, reafirmou sua firmeza e coerência com os princípios que nortearam sua vida, explicou.
O senador pelo Pará afirmou que, num Brasil tão pobre de respeito por seus vultos ilustres, homenagear Caio Prado Júnior é resgatar um pouco do que de melhor a alma brasileira já produziu, pois tudo nele o destaca entre os líderes de seu tempo. "Nesses tempos nebulosos em que vivemos, aplaudi-lo é lembrar um pouco nosso orgulho de sermos brasileiros", concluiu Luiz Otávio.
22/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marina Silva enaltece legado intelectual de Caio Prado Júnior
Alcântara ressalta a importância de Caio Prado Júnior
Suplicy e Ademir homenageiam Caio Prado Júnior
Senado homenageia o historiador Caio Prado Júnior
Ademir Andrade reverencia memória de Caio Prado Júnior
Senado homenageia Caio Prado Júnior no décimo aniversário de sua morte