Freitas Neto aponta péssimo estado das rodovias no Piauí



Das dez piores rodovias brasileiras, nove cortam o Nordeste - justamente as nove piores, sendo que oito delas têm todo o seu traçado em terras da região. E entre as dez piores colocadas, cinco estão no Piauí. Com esses dados, colhidos em pesquisa de campo pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o senador Freitas Neto (PFL-PI) fez nesta sexta-feira um pronunciamento exigindo providências do Ministério dos Transportes.

Segundo o parlamentar, o Piauí foi um dos mais afetados pela queda na qualidade da malha rodoviária nacional, verificada entre 1999 e 2000, pelo levantamento da CNT. O parlamentar disse que ainda está aguardando que se efetivem as medidas que lhe foram anunciadas por meio de aviso ministerial: a completa restauração da BR-497 (trecho Picos-Paulistana); licitação de fase de programa de restauração da BR-316-PI (trecho Teresina-Picos); e intensificação dos serviços de conservação das pistas das rodovias federais no estado.

- É cada vez mais concreta a possibilidade de que em breve regiões inteiras se vejam privadas do transporte rodoviário. Como as rodovias foram construídas com o dinheiro dos contribuintes, a sua não conservação se constitui em dilapidação do patrimônio nacional - argumentou Freitas Neto.

Conforme os números apresentados pelo parlamentar, a pesquisa anterior mostrava que o estado de conservação das rodovias brasileiras estava péssimo, ruim ou deficiente em 77,5% da sua extensão. No levantamento mais recente, esse percentual subiu a 80,3%. Já as rodovias em bom estado, que chegavam a 19,7% do total, agora são apenas 18%. As consideradas ótimas caíram de 2,8% para 1,7%.

Ele constatou que, no Piauí, a situação é particularmente grave. A ligação entre Teresina e Barreiras, na Bahia, por exemplo, era a quinta pior do País em 1999. Hoje é a vice-campeã em destruição. Também disse que a ligação Picos-Salgueiro manteve-se em terceiro lugar, enquanto o percurso entre Teresina e Petrolina (PE), pelas BRs 222 e 343, saltou do 14º lugar para o quarto lugar. A rodovia Teresina Fortaleza, que sequer estava no conjunto das dez piores em 1999, em 2000 ocupou o 9º lugar, informou ainda Freitas Neto.

02/02/2001

Agência Senado


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