FREITAS NETO COMEMORA RECURSOS PARA VALE DO PARNAÍBA



A notícia de que a Organização dos Estados Americanos (OEA) concordou em financiar a primeira etapa da extensão dos trabalhos da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) ao Vale do Parnaíba, foi comemorada nesta quarta-feira (dia 2) pelo senador Freitas Neto (PFL-PI). O senador informou que os recursos serão utilizados na elaboração do Plano Diretor para inclusão do Vale do Parnaíba na esfera de ação da Codevasf, como determina a Lei nº 9954, de 6 de janeiro deste ano.
Freitas Neto anunciou a criação de um grupo de trabalho para examinar as medidas necessárias à implantação do plano diretor na área do Parnaíba e informou que uma missão técnica da OEA visitará a região para examinar as condições de elaboração do Plano Diretor. Ele acredita que, a partir daí, ocorrerá uma grande transformação do vale, uma das regiões mais carentes do país.
O senador Hugo Napoleão (PFL-PI) destacou a luta de Freitas Neto pelas causas do desenvolvimento do Piauí. Ele lembrou que o Piauí detém 50% da água disponível no Nordeste, com 2,5 mil quilômetros de rios perenes, além de ter terras excelentes para agricultura.
O senador Francelino Pereira (PFL-MG) defendeu a união de forças dos estados abrangidos pela Codevasf, para examinar meticulosamente a distribuição de recursos. "Minas Gerais, por exemplo, recebe poucos recursos em relação ao tamanho dos seus problemas e do seu território", assinalou. Francelino anunciou já ter solicitado à Codevasf um gráfico da distribuição de recursos entre os estados para fazer essa comparação e cobrar uma distribuição equânime.
Freitas Neto disse que os recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) têm a mesma característica em sua distribuição e que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já prejudica toda a região Nordeste há muito tempo. Para Neto, o Senado deveria ter em uma de suas comissões permanentes uma subcomissão que tratasse das desigualdades regionais. O senador pregou uma mobilização dos estados do Piauí e do Maranhão para evitar o risco de que os resultados fiquem abaixo do esperado e do possível.

02/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Freitas Neto destaca assinatura de protocolo pela preservação da Bacia do Parnaíba

FREITAS NETO RECLAMA MAIS RECURSOS PARA O PIAUÍ

Freitas Neto diz que aprovação de recursos para a Ancine foi vitória da Subcomissão de Cinema

FREITAS PROPÕE COMITÊ PARA BACIA DO PARNAÍBA

FREITAS NETO QUER PRESSA PARA LUZ NO SUL DO PIAUÍ

Freitas Neto propõe carteira de motorista para maiores de 16