Freitas Neto é eleito presidente da subcomissão permanente de cinema



Os senadores Freitas Neto (PFL-PI) e Roberto Saturnino (PSB-RJ) foram eleitos nesta quinta-feira (dia 26) presidente e vice-presidente da Subcomissão Permanente de Cinema, Comunicação Social e Informática, respectivamente. Na próxima reunião, marcada para a primeira semana de maio, a subcomissão, criada no âmbito da Comissão de Educação, deverá definir uma pauta de trabalho.

O senador Francelino Pereira (PFL-MG), relator da subcomissão provisória do cinema, cujos trabalhos encerraram-se em dezembro de 2000, propôs que se encontrem formas de alteração da legislação para que se estabeleçam vínculos entre a produção cinematográfica e as redes de televisão.

- Chegamos a conclusões preocupantes, algumas aterradoras, sobre as dificuldades do cinema brasileiro em face da cinematografia estrangeira, principalmente a americana.

Segundo Francelino, suas recomendações e conclusões baseiam-se no conteúdo de oito audiências públicas, realizadas durante um ano e meio pela subcomissão e das quais participaram profissionais das áreas de produção, distribuição e exibição. Ele destacou que a colaboração entre cinema e TV permitirá o fortalecimento do cinema brasileiro, que se está encaminhando para firmar-se como arte e entretenimento, "o que requer a estruturação de uma indústria cinematográfica"

O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) também defendeu a importância de um trabalho conjunto entre o cinema e a televisão brasileiros. Ele observou que desde que o Senado criou a subcomissão voltada para diagnosticar os problemas relacionados com o audiovisual, "surgiu um halo de renovação em relação ao nosso cinema".

O senador Freitas Neto comunicou que a Gráfica do Senado deverá imprimir o relatório produzido por Francelino, contendo todos os depoimentos dados à subcomissão. Ele também confirmou que são os seguintes os integrantes da Subcomissão Permanente de Cinema, Comunicação Social e Informática: senadores José Fogaça (PMDB-RS), Gerson Camata (PMDB-ES), Francelino Pereira (PFL-MG), Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e Geraldo Cândido (PT-RJ), além de Freitas Neto e Roberto Saturnino (titulares). Os suplentes são os senadores Valmir Amaral (PMDB-DF), Nabor Júnior (PMDB-AC), Geraldo Althoff (PFL-SC), Carlos Patrocínio (PFL-TO), Fernando Matuzalém (do bloco PSDB/PPB- RO) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

26/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Freitas Neto diz que Subcomissão de Cinema está tomando o caminho certo

Freitas Neto diz que Subcomissão de Cinema está tomando o caminho certo

Freitas Neto diz que aprovação de recursos para a Ancine foi vitória da Subcomissão de Cinema

Sérgio Cabral é eleito vice-presidente da Subcomissão de Cinema

CE instala retrato do seu ex-presidente, Freitas Neto

SUBCOMISSÃO DE CINEMA É AMPLIADA E SE TORNA PERMANENTE