Frente Parlamentar quer ampliar licença-maternidade para um ano
A ampliação para um ano da licença-maternidade hoje em vigor foi discutida na 6ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que se realiza no auditório Petrônio Portela do Senado.
Na abertura, integrantes da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) e o deputado Osmar Terra (PMDB-RS) destacaram as propostas que vêm sendo estudadas para o chamado Marco Legal para a Primeira Infância, a ser apresentado ao Congresso.
Osmar Terra afirmou que o marco deve indicar diretrizes para melhorar a qualidade de vida para crianças de zero a seis anos, uma vez que pesquisas comprovam que essa é a fase mais importante na vida de uma pessoa. O deputado deixou claro que o poder público não pode continuar negligenciando os professores que atuam na área.
Também deve fazer parte do marco legal o alargamento da licença-maternidade. A expectativa é que se amplie para um ano o período do benefício, assim como ocorre nos países escandinavos. A proposta está sendo elaborada com auxílio de cientistas, médicos e psicólogos, que também participam do evento.
A frente em defesa da infância já estabeleceu parcerias com a universidade de Harvard, a USP e a Unicamp.
A 6ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz segue até quinta-feira, no auditório Petrônio Portella. O evento é uma promoção das Comissões de Educação, Cultura e Esporte; de Direitos Humanos e Legislação Participativa; e de Assuntos Sociais.
19/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Azeredo quer ampliar licença-maternidade para casos especiais
Frente parlamentar quer ampliar teto para enquadramento no Simples e afastar risco de exclusão de empresas
Senadores ressaltam importância social de ampliar tempo da licença-maternidade
Frente parlamentar se rearticula para ampliar conquistas da micro e pequena empresa
MARIA DO CARMO QUER ESTENDER LICENÇA MATERNIDADE PARA MÃES ADOTIVAS
MALDANER QUER ASSEGURAR LICENÇA- MATERNIDADE A MÃES ADOTANTES