Freqüência em reuniões escolares poderá ser condição para receber o Bolsa Família



Os pais ou responsáveis de alunos beneficiados pelo programa Bolsa Família poderão ser obrigados a comparecer às reuniões escolares. A medida está prevista no Projeto de Lei 449/07, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que será examinado na reunião desta terça-feira (13) da Comissão de Educação (CE). Além deste projeto, existem 16 outros itens na pauta da comissão.

VEJA MAIS

Atualmente, a concessão do benefício está condicionada à realização de exame pré-natal, ao acompanhamento nutricional e ao acompanhamento de saúde da família, além da exigência de freqüência escolar mínima de 85% para os filhos em idade escolar. O projeto em tramitação na CE estabelece como "nova condicionalidade" a presença dos pais ou responsáveis nas reuniões promovidas pela escola onde estudam as crianças beneficiadas.

Na justificação de seu projeto, Cristovam observa que os pais vêm transferindo cada vez mais a responsabilidade pela educação dos filhos à escola. Para ele, a obrigatoriedade de presença nas reuniões escolares, estabelecida na proposta, seria uma "oportunidade ímpar de chamar esses pais a compartilhar com a escola a educação de seus filhos". O projeto, que tramita em decisão terminativa na CE, tem como relatora a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Três outros projetos serão igualmente apreciados em caráter terminativo pela comissão. O primeiro deles (PLS 387/07), de autoria do então senador Wilson Matos, estabelece a freqüência mínima de 85% do total de horas letivas para a aprovação em cada disciplina em todas as instituições de ensino superior. O projeto recebeu voto pela aprovação de seu relator, o senador Romeu Tuma (PTB-SP).

O segundo projeto (PLS 304/06), apresentado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO), institui o programa de crédito educativo para estudantes de programas de pós-graduação. O projeto conta com voto favorável do relator, senador Raimundo Colombo (DEM-SC). O terceiro projeto que tramita em caráter terminativo (PLS 363/07), de autoria de Raimundo Colombo, propõe incluir as despesas com alimentação escolar como de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. O projeto tem voto pela rejeição de seu relator, Romeu Tuma.

Entre os projetos não-terminativos que constam da pauta da comissão encontra-se o Projeto de Lei da Câmara 96/07, que tem como relator o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) e institui o dia 25 de janeiro, data de nascimento do compositor Tom Jobim, como o Dia Nacional da Bossa Nova.



12/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presença de pais em reuniões será condição para receber Bolsa Família

Pais de beneficiários do Bolsa-Família terão de ir a reuniões escolares

CE vota projeto que torna obrigatória participação de pais em reuniões escolares para ter direito ao Bolsa-Família

Projeto que condiciona Bolsa-Família à presença dos pais em reuniões escolares aguarda votação na CE

Escolas têm até esta 5ª para registrar frequência dos beneficiários do Bolsa Família

Cristovam sugere condição adicional para recebimento do Bolsa Família