Furlan quer instituir o Dia Nacional de Combate ao Dengue



Encontra-se na Comissão de Educação projeto de autoria do senador licenciado Vasco Furlan (PPB-SC) que institui a data de 23 de julho como Dia Nacional de Combate ao Dengue. O objetivo da proposta é mobilizar o poder público e a participação da população em ações destinadas ao combate ao vetor da doença - o mosquito Aedes aegypti. Na justificação da matéria, Furlan defende que a dengue é atualmente o mais importante problema de saúde pública e o combate ao seu vetor assume relevância estratégica, dado que o mosquito é também transmissor da febre amarela.

- É opinião dos especialistas que a erradicação do vetor é objetivo inviável de ser atingido e que o controle do mosquito e da doença exige um trabalho permanente por, no mínimo, uma década. Todos concordam que, sem a participação da população, esse objetivo dificilmente será atingido - afirmou.

Para Furlan, a melhor época para se fazer essa intervenção é o meio do ano, após a estação das chuvas, quando ocorrem as temperaturas mais baixas. Esse conjunto de circunstâncias favorece a redução do número de casos, daí a escolha de 23 de julho para a campanha.



04/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery quer instituir dia e semana nacional de combate ao trabalho escravo

Tião Viana quer instituir o Dia de Combate à Hanseníase

Maguito Vilela quer instituir o Dia Nacional da Alimentação

Sérgio Zambiasi quer instituir o Dia Nacional do Vinho

Paim quer instituir Dia Nacional de Luta do Portador de Deficiência

Projeto cria o Dia Nacional de Combate ao Dengue