Garibaldi acredita na aprovação do Fundo Soberano



O presidente do Senado, Garibaldi Alves, acredita que o Plenário aprovará o projeto que cria o Fundo Soberano porque existe, no Legislativo, a consciência de que o governo precisa ser ajudado no momento em que enfrenta uma crise financeira mundial. Ele deu essa opinião ressalvando, contudo, que não se pode dar um cheque em branco ao governo.

- Não me refiro exclusivamente ao Fundo Soberano, mas a todas as medidas anticrise. Essas medidas devem ser aprovadas, claro que passando naturalmente por um aperfeiçoamento se o Congresso entender que devem ser aperfeiçoadas.

Na mesma entrevista, Garibaldi disse que existe um acordo partidário para votar as medidas provisórias que trancam a pauta e para garantir a aprovação da MP 442, que permite ao Banco Central socorrer pequenos bancos. Ele foi também indagado sobre o projeto que reajusta os servidores e que eleva a despesa pública num momento de crise financeira.

- Essas previsões de despesa de pessoal, de concessão de gratificações, isso foi fruto de acordos que foram feitos com os servidores. Eu acho que o governo, na hora em que combinou esse reajuste, tinha previsão orçamentária. Agora, acredito que não será o Congresso que vai criar obstáculos à aprovação desse aumento, se o próprio governo, que é quem vai pagar, diz que pode pagar.



04/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi acha difícil clima político para a votação do Fundo Soberano

Garibaldi acredita que aprovação do orçamento vai impedir envio de MPs para abertura de crédito

MP do Fundo Soberano chega ao Senado

CAE vai debater criação do Fundo Soberano

BC vai ser operador do Fundo Soberano no mercado de câmbio

Projeto cria o Fundo Soberano do Brasil