Iris de Araújo se despede do Senado
Ao se despedir do Senado Federal nesta quinta-feira (31), a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) disse que aprendeu muito nos poucos meses em que exerceu o mandato - ela é suplente do senador Maguito Vilela (PMDB-GO), que retorna à Casa. A parlamentar afirmou que, na primeira vez que entrou no Plenário, estava -decidida, mas muito insegura-, mas que sai agora -fortalecida e conhecendo muito o Brasil, através dos senadores-.
A representante goiana afirmou que o Senado, ao congregar -homens e mulheres, maduros ou moços, das mais diferentes origens e vivências políticas-, compõe -a face verdadeira do Brasil-. Ela aproveitou sua despedida para homenagear todos os senadores.
Iris de Araújo disse deixar seu testemunho do quanto trabalham os senadores para desempenharem a missão de representar o interesse de cada estado e o equilíbrio da Federação. Ressaltou que o núcleo de toda discussão, que justifica a existência do Senado, é -o combate às desigualdades que ameaçam o equilíbrio da nação-. Para ela, todo debate na Casa é sério e fundamentado em números, idéias e ideais.
- Foi nesse debate que eu cresci e amadureci politicamente. E, ao deixar, hoje, esta Casa, levo comigo muito mais consciência da riqueza deste momento histórico. E a certeza de que o Senado Federal, tanto quanto instituição, quanto nas pessoas que o compõem, está à altura da riqueza e complexidade deste momento - afirmou.
A parlamentar disse levar consigo muito mais responsabilidade do que tinha quando entrou. Essa responsabilidade, disse ela, advém do conhecimento de que -tudo o que pode acontecer de bom, de melhor, de importante para o povo brasileiro estará se decidindo aqui neste recinto-.
- Saber que um dia ajudei, com projetos, a formatar, de maneira melhor e mais equilibrada, a vida do cidadão brasileiro, me cobre de muita honra. E assim, honrada, me despeço desse Plenário - disse.
Iris de Araújo elogiou -o criterioso e democrático sistema de comunicação social- do Senado, que -divulga tudo o que aqui se faz-, e registrou seu apoio à idéia de se levar o registro das ações do Senado para a TV aberta.
- Dou apoio a essa idéia, porque ela democratiza o conhecimento. O que já é bom para muitos, que seja para todos - explicou.
Após o pronunciamento de Iris, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), na presidência da sessão, disse que a presença dela no Senado -confirma o quanto é importante saber escolher um suplente de qualidade-. Acrescentou que todos os que conviveram com ela sabem que -Goiás tem realmente uma grande líder que honra as tradições não só de Iris Resende (ex-senador, marido de Iris de Araújo), como também do PMDB do Estado-.
31/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iris de Araújo lança livro no Senado
Garibaldi homenageia Iris de Araújo
Iris de Araújo defende negociação de reforma
Iris de Araújo premia Emilia Fernandes
Iris de Araújo questiona democracia brasileria
Iris de Araújo critica onda de denuncismo