GILBERTO MIRANDA QUER CAMPANHAS PARA DIMINUIR ACIDENTES DE TRABALHO NO PAÍS



O senador Gilberto Miranda (PFL-AM) alertou para a grande incidência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no país e defendeu a realização de campanhas que conscientizem empregados e empregadores sobre a gravidade do problema. De acordo com o senador, 424 mil acidentes retiraram do trabalho cerca de 4 mil trabalhadores no ano de 1995, fazendo com que a indústria brasileira despendesse R$ 3,4 bilhões.

Na opinião do senador, a solução para o problema está na conscientização de empregadores, "que têm a obrigação de colocar a disposição dos seus empregados os instrumentos concernentes ao cumprimento das normas de segurançae medicina no trabalho", e dos próprios trabalhadores, "que devem obedecer às regras e utilizar osequipamentos de segurança".

Com base em informações do Ministério da Previdência e Assistência Social, o senador explicou que, em 1995, enquanto o crescimento da mão-de-obra empregada no Brasil foi de 2,59%, os acidentes no trabalho aumentaram 9,22%. No mesmo período, as mortes provocadas pelos mencionados acidentes subiram23,7% em relação ao ano anterior.

- Esse quadro trágico coloca o Brasil no décimo lugar dentre os países com maiores níveis de acidentes no trabalho, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho - lamentou.

Depois de assinalar que o próximo Congresso Mundial sobre Acidentes no Trabalho, em 1999, será realizado em São Paulo, primeira cidade da América Latina a sediar o evento, Gilberto Miranda disse que "novas técnicas e equipamentos moderníssimos haverão de motivar autoridades responsáveis pelo setor, empregadores e sindicatos a utilizá-los para prevenir e reduzir os feitos danosos dos acidentes no Brasil".



17/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


GILBERTO MIRANDA QUER PRIORIDADE PARA REFORMA TRIBUTÁRIA

Papaléo pede intensificação de campanhas de prevenção a acidentes de trabalho

GILBERTO MIRANDA QUER SOLUÇÕES PARA CONGESTIONAMENTO NAS GRANDES CIDADES

Garibaldi quer aumentar impostos sobre bebidas alcoólicas para frear consumo e diminuir acidentes

GILBERTO MIRANDA QUER MELHORAS NO SISTEMA PORTUÁRIO

GILBERTO MIRANDA QUER REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE SOMMELIER