GILBERTO MIRANDA QUER SOLUÇÕES PARA CONGESTIONAMENTO NAS GRANDES CIDADES
A destinação de maciços investimentos em modernos, rápidos e eficientes meios de transporte de massa por parte das administrações estaduais e municipais foi sugerida pelo senador Gilberto Miranda (PFL-AM), com o argumento de que tais providências podem tornar "dispensável o trânsito cotidiano e individual de veículos de uso particular nas praças, avenidas e nas ruas das grandes metrópoles".
Gilberto Miranda citou matérias publicadas pela imprensa em defesa do rodízio de veículos na zona central de São Paulo e à inclusão do transporte coletivo no programa. Comentou também o destaque, pelos jornais, do aumento nos congestionamentos em Brasília e Rio de Janeiro; do crescimento da frota e de estacionamentos irregulares; da falta de fiscalização policial.
O senador disse que especialistas em questões de trânsito urbano defendem o rodízio como providência emergencial que está longe de representar solução definitiva para o problema. Para esse grupo, enfatizou, seria necessário maior investimento em transporte público de qualidade, ao lado de programas de controle de emissão de poluentes, uma vez que as pessoas necessitam, prioritariamente, de opção que lhes permita usar menos o automóvel como meio de locomoção individual.04/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Miranda alerta para o caos que ameaça as grandes cidades
GILBERTO MIRANDA QUER PRIORIDADE PARA REFORMA TRIBUTÁRIA
Mauro Miranda elogia iniciativas particulares de combate à insegurança nas grandes cidades
GILBERTO MIRANDA QUER CAMPANHAS PARA DIMINUIR ACIDENTES DE TRABALHO NO PAÍS
GILBERTO MIRANDA QUER MELHORAS NO SISTEMA PORTUÁRIO
GILBERTO MIRANDA QUER REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE SOMMELIER