GILBERTO MIRANDA QUER MELHORAS NO SISTEMA PORTUÁRIO
O senador Gilberto Miranda (PFL-AM) defendeu a adoção de melhorias no sistema portuário do país. Ele manifestou-se convicto de que o presidente Fernando Herinque Cardoso adotará as medidas econômicas, políticas e administrativas "para dotar o país de um sistema portuário que permita seu ingresso no rol das nações efetivamente desenvolvidas, no mais curto período de tempo".
Para o senador, a precariedade do sistema portuário é o maior entrave das relações comerciais brasileiras com o exterior, "pois o Brasil poderia importar e exportar muito mais, a menores custos, com maior grau de competitividade, e atingir um número maior de mercados".
Gilberto Miranda disse que, "pela prática brasileira, porto tem sido local de armazenagem, de desvio, arrombamento e roubo de carga, onde mercadorias se estragam, são abandonadas e deterioradas", o que, na sua opinião, impossibilita o país de competir adequadamente, no âmbito internacional.
O senador entende que"o corporativismo sindical existente no Brasil também prejudica as relações internacionais, elevando os custos dos produtos brasileiros no exterior, resultando em fretes mais caros, seguros mais elevados e até em cancelamento de navios".
Conforme Gilberto Miranda, para reduzir custos, aumentar a eficiência geral da economia e facilitar as transações comerciais com o exterior, o porto deve se integrar a um sistema de transportes, comunicações e produção.Ele observou que a legislação que autoriza a privatização dos portos brasileiros ainda não foi capaz de produzir "os resultados econômicos e administrativos urgentes de que o Brasil necessita para que não permaneça como um país retardado no contexto da economia do século XXI".18/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
GILBERTO MIRANDA QUER REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE SOMMELIER
GILBERTO MIRANDA QUER MENOS MEDIDAS PROVISÓRIAS
GILBERTO MIRANDA QUER CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL NAS AQUISIÇÕES DO EXTERIOR
GILBERTO MIRANDA QUER EXPLORAÇÃO DE POTENCIAL FARMACOLÓGICO DA AMAZÔNIA
GILBERTO MIRANDA QUER PRIORIDADE PARA REFORMA TRIBUTÁRIA
GILBERTO MIRANDA QUER SOLUÇÕES PARA CONGESTIONAMENTO NAS GRANDES CIDADES