Gilvam Borges pede esclarecimento sobre desmatamento no Acre



Em discurso nesta sexta-feira (13), o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) sugeriu que o senador Tião Viana (PT-AC) use a tribuna para esclarecer reportagem publicada na revista Veja desta semana com o título "Devastação no Acre durante a gestão de Jorge Viana foi maior do que se pensava". O governador do Acre, Jorge Viana, é irmão do senador Tião Viana.

Gilvam Borges leu a reportagem no Plenário e considerou o conteúdo do texto preocupante para a região amazônica, que, segundo lembrou o senador, tem uma política séria de meio ambiente. Para o parlamentar, é necessário discutir o tema até para permitir ao Acre "se associar ao desempenho dos outros estados da região" e "implementar políticas e desvendar mitos".

O senador parabenizou a revista Veja por ter pautado a matéria. De acordo com o texto do repórter Leonardo Coutinho, Jorge Viana, que governou o Acre de 1999 a 2006, chegou ao poder com discurso ambiental e batizou sua gestão de "governo da floresta". No segundo ano de mandato, anunciou que havia contido o desmatamento em seu estado.

No entanto, segundo ainda a revista, um estudo mostrou que nos seis primeiros anos de sua gestão a velocidade do desmatamento no Acre triplicou e chegou à marca de 995 quilômetros quadrados em 2004. O estudo foi feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e revelou ainda que, de todo o desmatamento do Acre, cerca de um terço ocorreu durante a administração de Viana.

13/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges pede retomada da construção da ponte sobre o Rio Oiapoque

GILVAM BORGES PEDE RELATOR PARA SEU PROJETO SOBRE EUTANÁSIA

Gilvam Borges homenageia o ex-governador do Acre Jorge Viana

César Borges quer esclarecimento sobre morte de servidor da saúde da BA

Gilvam Borges pede a conclusão da BR-156 no Amapá

Gilvam Borges pede desculpas aos depoentes da CPI do Futebol