Governo cria programa interministerial de incentivo às boas práticas agropecuárias



Um grupo de ministérios vai trabalhar de forma integrada para fomentar técnicas baseadas na melhoria da gestão nas propriedades rurais do País, promovendo o uso racional da água e o controle sanitário. O objetivo é melhorar a qualidade dos produtos agropecuários, garantir condições adequadas de trabalho nestas localidades e preservar o meio ambiente. 

Para executar essa política, o governo criou o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias, por meio da Portaria Interministerial nº 36, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26). A ação será desenvolvida pelos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Trabalho e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o setor produtivo. Juntos, esses órgãos vão promover eventos a capacitação de técnicos e produtores. 

A difusão das Boas Práticas Agropecuárias tem a vantagem de reduzir a quantidade de resíduos de agrotóxicos nos produtos e incentivar a produção mais sustentável, com o aumenta do emprego de produtos orgânicos. O resultado é a produção de alimentos que ofereçam menos riscos à saúde. Quando os agricultores aplicarem essas práticas em todo o processo, os produtos nacionais serão mais valorizados, afirmam técnicos do Ministério da Agricultura.

Representantes dos órgãos envolvidos no projeto vão formar um Comitê Gestor, responsável pela implantação do programa em todo o Brasil. Cada órgão terá um prazo de 60 dias para propor um Plano de Ação operacional. As propostas serão articuladas com as ações em curso nas instituições participantes. O comitê será composto por um representante de cada órgão e presidido pelo Ministério da Agricultura. 

“A ideia é implantar o projeto em conjunto também com o Sistema S [Sesi, Senai, Sesc e Senac] e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) nos estados”, destaca o diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, José Maranhão.

 

Agricultura de Baixo Carbono 

Exemplos de boas práticas agropecuárias também podem ser vistos no Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), uma das principais ações adotadas na safra atual pelo Ministério da Agricultura, para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. 

Além de oferecer financiamento a produtores rurais, o governo promove estudos por meio da Embrapa. Garante também capacitação profissional para facilitar a difusão de práticas como plantio direto na palha, fixação biológica de nitrogênio, recuperação de pastagens degradadas e o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF), que contribuem para a preservação das áreas de produção. 

“O Programa Nacional de Fomento ás Boas Práticas Agropecuárias vem reforçar as metas do Programa ABC”, explica o representante do Ministério da Agricultura.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



24/02/2011 15:21


Artigos Relacionados


Brasil divulgará selo de boas práticas agropecuárias em feira internacional de frutas e verduras

Programa de incentivo ao esporte busca estimular práticas saudáveis nas escolas

CI aprova projeto que cria o Programa de Incentivo a Energias Renováveis

CCJ examinará projeto que cria programa de incentivo a revelações de interesse público

Adiada votação de projeto que cria programa de incentivo a revelações de interesse público

CCJ adia decisão sobre projeto que cria programa de incentivo a revelações de interesse público