GOVERNO DE FHC É CAMPEÃO EM DESEMPREGO, DIZ JÚNIA MARISE



A senadora Júnia Marise (PDB-MG) afirmou hoje (dia 05), que o governo Fernando Henrique "é o campeão em desemprego, desde o último presidente do período militar". Ela esclareceu que baseava sua afirmação em dados estatísticos publicados pela imprensa e acusou a atual administração de privilegiar setores como o capital financeiro, em detrimento de uma política social capaz de socorrer os "70 milhões de miseráveis que hoje vivem no Brasil".

Júniaentende que a economia do país está seguindo uma orientação "preocupante e a prova dissoé o crescimento célere das taxas de desemprego, que se aproximam dos 6%. "Para tapar os buracos dos bancos, o governo desembolsa quase R$ 30 bilhões, mas quando se trata de combater o desemprego, ele prefere medidas legislativas, como o contrato temporário de trabalho, que já foi testadoe reprovado em outros países", alertou Júnia Marise.

Para ela, as altas taxas dos juros básicas, fixadas pelo Banco Central em 34,5% ao ano, estão provocando a quebra dos setores produtivos no Brasil. Temerosos de um endividamento superior a sua capacidadede pagamento, os empresários não têm recorrido aos empréstimos bancários, o quecontribui para aumentar as falências, concordatas e, conseqüentemente, os índices de desemprego - protesta Júnia.

A senadora também condenou a política de privatização adotada pela equipe econômica. Apesar de alegarem que os recursos obtidos com a venda das empresas estatais seriam empregados para o pagamento da dívida federal, Mariseressaltou que o valor dessa dívida cresceu e nenhum dos graves problemas nacionais foi resolvido com as privatizações.

Em aparte, o senador Odacir Soares (RO), líder do PTB, ressaltoueditorial publicado na véspera pelo jornal O Globo, sobre o crescimento da dívida mobiliária e dos juros pagos pelo Tesouro Nacional. Apoiando o pronunciamento de Júnia, Odacir Soares afirmou que o desemprego é a questão mais séria que todas as nações do mundo enfrentam neste momento.

05/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚNIA MARISE APONTA OMISSÃO DO GOVERNO NA SEGURANÇA

JÚNIA MARISE PEDE REVISÃO NA POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO

JÚNIA MARISE PEDE MAIS DIÁLOGO DO GOVERNO COM PROFESSORES EM GREVE

JÚNIA PEDE EMPENHO DO GOVERNO NO COMBATE AO DESEMPREGO

JÚNIA MARISE FOI HOMENAGEADA COM INÚMEROS APARTES

JÚNIA MARISE DEFENDE REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES