Governo deve ensinar população a não desperdiçar água, defende Bernardo Cabral



O governo deve criar programas educativos para ensinar a população a não desperdiçar água, que está em escassez no mundo mas ainda é abundante em muitas regiões do Brasil, afirmou o senador Bernardo Cabral (PFL-AM). Segundo Cabral, o planeta terá problemas com a falta de água nos próximos anos, por esse motivo é necessário evitar o desperdício.

- Eu continuo esperançoso de que o pessoal pense, examine, estude, analise que a água é um bem finito, que ela se acaba e, por isso, é preciso ter cuidado. A água é o ouro deste século - disse Cabral.

Durante seu mandato, que encerra este mês, o senador Bernardo Cabral abordou a questão do uso racional da água. Segundo ele, esse uso é cultural e deve ser ensinado a todos os brasileiros por meio de programas governamentais. Cabral foi o relator do projeto que criou a Agência Nacional de Águas (ANA) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida por ele.

Aprovada em 2002 pelo Congresso, a ANA tem a função de gerenciar os recursos hídricos do país, além de disciplinar a utilização correta dos rios, para evitar a poluição e o desperdício e garantir água de boa qualidade às gerações futuras.

Em entrevista à Voz do Brasil, Cabral disse que o país deve mostrar à comunidade internacional que criou uma nova mentalidade e uma organização institucional para gerir seus recursos hídricos, contando com a participação do governo e a colaboração da iniciativa privada e da sociedade.



29/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sabesp orienta população a não desperdiçar água

PARA BERNARDO CABRAL, O BRASIL AINDA NÃO TEM UMA CONSCIÊNCIA SOBRE A ÁGUA

BERNARDO CABRAL: BRASIL DEVE PRESERVAR RECURSOS HÍDRICOS

BERNARDO CABRAL DEFENDE ECOTURISMO NA AMAZÔNIA

Bernardo Cabral defende proteção para a Amazônia

BERNARDO CABRAL DEFENDE ZONA FRANCA E APÓIA ACM