Governo e oposição voltam a se enfrentar pela Lei Kandir



Dois meses depois de encerrado um longo embate em torno de verbas do Orçamento de 2006 para a Lei Kandir, parlamentares da base do governo e das oposições voltam a se enfrentar pelo mesmo motivo. O relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2007 (LDO), senador Romero Jucá (PMDB-RR), não prevê em seu substitutivo gastos para compensar os estados pelas isenções de impostos nas exportações (Lei Kandir), o que gerou protestos oposicionistas, principalmente do PSDB.

- Esse assunto tem de ser resolvido agora, na votação da LDO, e não no final do ano, na votação da lei orçamentária para 2007 - afirmou o deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP) na reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização desta terça-feira (20) que deveria iniciar a discussão e votação do projeto da LDO.

As argumentações de governo e oposição são as mesmas. O governo alega que deve ser votada uma regulamentação para o fundo previsto na Lei Kandir, para o qual deveriam contribuir estados e União nas compensações aos exportadores. O assunto tem sido motivo de reuniões há meses entre secretários de Fazenda estaduais e representantes do Ministério da Fazenda, mas ainda sem resultados.

Por sua vez, os estados exportadores, liderados por São Paulo, usam as votações orçamentárias para pressionar o governo federal a prever os ressarcimentos. Neste ano, depois de muita disputa na votação do Orçamento de 2006 no Congresso, a União concordou em destinar ao fomento de exportações e ao ressarcimento previsto na Lei Kandir R$ 5,2 bilhões - mesmo valor de 2005. Agora, o projeto da LDO para 2007 novamente não contempla os estados exportadores por suas isenções de ICMS, prenunciando novo embate dentro do Congresso.

20/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo e oposição voltam a debater rito das MPs em comissão

Oposição deve ter firmeza para enfrentar o governo, diz Sérgio Guerra

Jarbas conclama a oposição a enfrentar o governo e acusa Lula de mentir para o povo

Efraim diz que crise do governo não foi inventada pela oposição

Senadores de oposição culpam governo pela crise cambial

Governo pode ceder em pontos criticados pela oposição na LDO 2011